Quem são os Quilombolas?

De acordo com a Aliança Evangélica Pró-Quilombolas no Brasil, Quilombolas são afro descendentes que se organizam em comunidades próprias e mantém sua identidade.

O Estado brasileiro reconhece 3141 comunidades no país por meio de certificação emitida pela Fundação Cultural Palmares (FCP), no entanto outras fontes apontam que esse número pode chegar a cinco mil. Existem estimativas de 214 mil famílias e 1,17 milhão de quilombolas em 24 estados brasileiros.

O povo quilombola é um dos oito grupos menos evangelizados do Brasil. Ainda segundo a Aliança Evangélica aproximadamente 2000 das comunidades quilombolas brasileiras ainda não tem nenhuma igreja evangélica.

Onde estão essas comunidades no Brasil?

Os Estados com o maior número de comunidades certificadas são: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Os gráficos abaixo apontam as regiões brasileiras com presença de comunidades quilombolas.

Iniciativa em prol do Evangelho

Com o objetivo de criar uma rede evangélica de relações e cooperação entre agências, igrejas, missionários e outros em prol dos quilombolas do Brasil, foi organizada a A Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil. A aliança surgiu durante a Consulta Quilombolas do Brasil que ocorreu em João Pessoa, na sede da Missão Juvep, em 2013.

A consulta foi coordenada por Ronaldo Lidório e contou com a participação de 55 pessoas representando 37 diferentes igrejas e organizações missionárias.

Objetivos da Aliança
1. Fomentar pesquisas entre os quilombolas do Brasil.
2. Ampliar a mobilização da Igreja Brasileira em prol dos quilombolas.
3. Colaborar com o treinamento missionário neste objetivo.
4. Promover a relação e comunhão entre agências, pessoas e igrejas que atuam
neste segmento.

Natureza da Aliança
A Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil é interdenominacional e interagências. Não substitui ou orienta os trabalhos realizados pelas agências missionárias ou igrejas locais, mas colabora em áreas em que o trabalho conjunto é possível e necessário, como pesquisa, mobilização e treinamento.

Venha fazer missões no Pará!

Venha fazer missões no Pará!

Quem nos conta sobre essa oportunidade de servir entre os menos alcançados no Brasil é o Pastor Mael Pereira. Ele é representante do projeto missionário Marajó, que tem atuação entre os ribeirinhos em ilhas do arquipélago de Marajó/Pará, com base no alto rio Moju. O...

ler mais
Começa hoje a Semana Nacional de Oração pelos Quilombolas 2018

Começa hoje a Semana Nacional de Oração pelos Quilombolas 2018

A Semana Nacional de Oração pelos Quilombolas 2018 ocorrerá de 19 a 25 de novembro e tem por objetivo mobilizar através da oração crentes e igrejas locais em favor dos quilombolas. Como também, tornar mais conhecida da igreja evangélica em geral a realidade espiritual e social em que se encontram.

ler mais
Sabia que ainda existem Quilombolas no Brasil? Conheça mais sobre esse povo que precisa de orações

Sabia que ainda existem Quilombolas no Brasil? Conheça mais sobre esse povo que precisa de orações

Ao se pensar em missões muitas coisas vem à mente principalmente lugares longínquos, de outros países, porém se olharmos atentamente podemos observar que há alguns segmentos não alcançados no Brasil, bem perto de nós, como os Quilombolas, por exemplo.

Esse povo carente de evangelização é descendente de escravos negros dos quais seus antepassados no período da escravidão fugiram dos engenhos de cana-de-açúcar para formar os agrupamentos de refugiados e de resistência chamados de quilombos.

ler mais
Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This