Crianças são incríveis! Elas aprendem rápido, são mencionadas na Bíblia como exemplo do perfeito e Jesus nos explica que devemos deixá-las vir “pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mt 19:14). Nessa série de artigos o Radar quer ajudar a mobilizar crianças para missões. Elas são muito importantes para o panorama missionário atual: orando, encorajando, apoiando, evangelizando aonde estão. Mas elas também são o futuro da igreja e de missões. A semente plantada no coração dos pequeninos crescerá como fruto no cumprimento do ide do Senhor.

Nesse primeiro artigo encontra explicações de conceitos missionários de maneira simples, para que as crianças possam compreender.

Uma forma fácil de explicar aos pequeninos sobre missões e o trabalho missionário:

O que é um missionário?

Quando uma pessoa tem como principal atividade de trabalho anunciar as boas novas da salvação para pessoas que ainda não conhecem a Jesus, que ainda não o aceitaram como seu Salvador, ela é chamada de Missionário. Missionários podem trabalhar nas suas próprias cidades e também podem trabalhar em outras culturas, como por exemplo, quando eles trabalham com os índios nas aldeias. Podem trabalhar traduzindo a Bíblia para uma língua que ainda não tem a Bíblia traduzida. Podem ser construtores de igrejas. São crentes que deixam o seu país e vão para outro país ajudarem na construção de templos. Pode ser um professor evangelista, ou seja, alguém que ensina pessoas a encontrarem o caminho da salvação através de ensinamentos extraídos da Bíblia. Pode ser um médico, dentista, enfermeira, um comerciante que vai para campos missionários ajudar pessoas com as suas profissões, mostrando o amor de Deus através do que eles podem fazer por elas em lugares onde não existem hospitais, médicos, etc.

O que é um campo missionário?

Quando um missionário está preparado para ir trabalhar em um determinado lugar, onde Jesus é pouco ou nada conhecido, nós chamamos este lugar de Campo Missionário. O campo missionário pode ser uma pessoa, um lugar, uma cidade, uma tribo, ou mesmo um país. Todos os lugares onde existem pessoas que ainda não tiveram oportunidades de conhecer a Jesus são Campos Missionários. Geralmente os campos missionários são lugares difíceis e os missionários precisam de amigos, especialmente nas igrejas, que os amem e os animem. São irmãos que lhes escrevem cartas de encorajamento ou contando-lhes o que acontece no seu país natal. Enviam-lhes cartões de aniversário, presentes, várias outras coisas, mas principalmente oram sempre por eles e os ajudam financeiramente.

O que é um missionário voluntário?

Voluntário quer dizer: aquele que faz de espontânea vontade. Trabalho voluntário é aquele feito por uma pessoa que deixa seus afazeres normais, do seu dia a dia, que separa um tempo para cooperar com alguém, com algum departamento, com uma igreja, na realização de um serviço ou ainda de participar de um projeto. Isto significa que ele irá trabalhar sem receber nenhuma recompensa financeira. Trabalhará apenas pela alegria de cooperar com aqueles que estão necessitando da sua boa vontade em prestar esta ajuda. Quando pessoas se reunem para fazer um trabalho em prol da causa missionária, obedecendo ao IDE de Jesus, dizemos que os participantes são Missionários Voluntários. Geralmente são médicos, enfermeiras, dentistas, professores de Educação Física e outros profissionais, que aproveitam suas férias ou finais de semana livres para dar esse tempo em algum país pobre, ou com crianças em orfanatos, creches, hospitais, localizados em bairros onde não há assistência dessa natureza.

Texto por Rúbia Guizi

Ensinando Missões para Crianças

Outros artigos sobre Missões para Crianças…

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This