VOU PARA O CAMPO MISSIONÁRIO. ESTOU PREPARADO?

Saiba mais sobre como se preparar para ser um missionário e como uma agência pode te ajudar no processo

“Sua autoridade na terra nos desafia a ir a todas as nações, Sua autoridade no céu nos dá a única esperança da vitória, e Sua presença em nós não nos deixa outra escolha”. John Stott

A frase do pastor e teólogo britânico John Stott, autor de vários livros, ressalta a importância do trabalho missionário para a expansão do Evangelho. E há muito trabalho a ser feito. Segundo pesquisa da Joshua Project, em todo o mundo existem aproximadamente 3,1 bilhões de pessoas que ainda não ouviram falar de Jesus Cristo. Esse número, em percentual, representa quase metade da população atual do planeta: 42,3%. E o continente asiático tem um dos piores cenários, pois cerca de 60% dos povos da Ásia nunca ouviram sobre as Boas Novas do Evangelho.

Se olharmos para estes dados percebemos que continua valendo o que está escrito em Marcos 16,15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Deus tem chamado você para cumprir o Ide do Senhor Jesus? Você já pensou em ser um missionário em tempo integral? Se você realmente sente uma vocação maior para fazer missões e Deus já confirmou isso, então você deve se perguntar: como vou me preparar para o campo missionário?

De acordo com Antonia Leonora van der Meer (Tonica), considerada referência na área de missões, “o preparo cultural do missionário é a chave para uma boa adaptação, integração no campo e o bom êxito do seu ministério”. Tonica serviu por 10 anos como missionária em Angola e é doutora em missiologia pela Asia Graduate School of Theology, nas Filipinas. Então, para ir ao campo a capacitação e o treinamento do missionário é indispensável e imprescindível. E como buscar este preparo teológico, missiológico e linguístico.

 

Agências Missionárias

Qual a função da agência?

Para apoiar o trabalho de preparo dos missionários existem as agências missionárias. De acordo com Silas Tostes, presidente do conselho gestor da Aliança Cristã Evangélica Brasileira, as agências surgiram “em resposta ao desafio de missões, e para servir à Igreja. Seus alvos básicos: despertar, treinar e enviar missionários”. O objetivo das agências é equipar com ferramentas adequadas aqueles que vão e, também, disponibilizar respaldo no campo de atuação do missionário e ajudar na intermediação entre o missionário e sua igreja local. Algumas tarefas das agências missionárias incluem, entre outras, treinamento específico, ajuda no levantamento de mantenedores, mapeamento, remessa de sustento, socorro médico, e apoio logístico. Silas Tostes afirma ainda que “as agências são instrumentos do Senhor, levantadas por Ele, cujos dirigentes e trabalhadores são amantes da obra de missões, especializados nisto, e fiéis membros de suas igrejas locais”.

Exemplo – Para exemplificar como funciona o trabalho de uma agência missionária imagine que um vocacionado é encaminhado para uma determinada agência (que pode ser para trabalhar com muçulmanos, indígenas, ribeirinhos, ciganos, refugiados, tradução da Bíblia, etc); a agência missionária treina esse vocacionado e isso pode ser feito num seminário. Após isso, a igreja local, o vocacionado e a agência definem, em conjunto, o local, valor de sustento, entre outros pontos necessários para o envio ao campo.

Escolha

O que levar em conta para escolher uma agência missionária?

Uma decisão importante para quem decide trilhar o caminho de missões é a escolha da agência missionária, que pode ser denominacional ou interdenominacional. A agência denominacional está vinculada a um ministério específico e seu missionário é membro desta mesma denominação. Já a agência interdenominacional pode ter missionários de várias denominações, mas com uma visão única de alcançar vidas para o Reino de Deus.

Alguns itens devem ser considerados na hora de escolher uma agência. Um aspecto importante é a visão da agência, que deve ser a mesma que você possui; quais os países de atuação; o planejamento para a ida ao campo e os pré-requisitos para o candidato. A maioria das agências missionárias brasileiras de apoio e especializadas exigem que o candidato ao campo missionário seja maior de 18 anos e tenha recomendação de seu pastor. Outro aspecto que deve ser considerado na hora da escolha é a capacidade da agência para gerenciar situações difíceis e imprevisíveis e garantir apoio espiritual e emocional ao missionário longe de sua cultura.

Portanto, ser missionário é um grande desafio. Exige oração e preparo. Busque capacitação e aguarde o momento certo para ir ao destino que Deus orientou. Aqueles que se sentem vocacionados para missões devem ter em mente que “para anunciar a Cristo aos que pouco ou nada ouviram é preciso ultrapassar fronteiras”, como afirma o missionário Ronaldo Lidório.

Saiba mais

Preparamos uma lista com as principais agências missionárias atuando no Brasil.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This