Cultos missionários são de extrema importância para mobilizar a igreja a orar, apoiar e para despertar o desejo missionário em novos vocacionados. É muito comum ouvir testemunhos de missionários e ver a forma que Deus guia a cada um a se entregar de tempo integral ao ministério. Em muitos casos o chamado missionário foi despertado em um culto missionário ou conferência – momentos usados por Deus para levantar o Seu povo para anunciar o evangelho entre as nações.

É um tempo de refletir sobre a necessidade de cumprir o ide do Senhor. Mas também um momento de conectar a igreja local com o que Deus tem feito ao redor do mundo. O amor de Deus e o coração dEle é para todo povo, língua, tribo e nação. Assim, é importante enquanto igreja experimentar um pouco do que Deus está fazendo mundialmente.

Esse artigo é parte de uma séria de conteúdo para ajudar a igreja a mobilizar para missões. Além de ideias de como organizar um culto missionário, você pode ler também: Organizando um momento missionário, e mais em breve.

Algumas dicas para organizar seu culto missionário:

 

1. Convide um preletor que tenha experiência missionária ou paixão por missões

Não é só porque é pastor ou tem boa intenção que devemos chamar alguém para um culto missionário. Você já foi em um culto missionário que o preletor não tinha ideia do que estava falando? Por exemplo, eu já participei de cultos missionários que o irmãozinho pregando falou até da rebimboca da parafuseta, leu mil e quinhentos versículos aleatórios, mas nem mencionou missões ou algo ligado ao tema.

Precisa-se zelo ao convidar alguém para falar em um momento tão importante quanto o culto de missões. Procure uma pessoa que tenha visão missionária e conheça a realidade do campo. Ore e peça direção ao Senhor a quem convidar. No entanto, se não conhecer alguém específico, pergunte seus amigos que têm contatos em missões. Além disso, você pode procurar uma agência missionária na sua região e pedi-los para te ajudar a encontrar um preletor.

 

2. Dê preferência aos missionários que estão em visita ao Brasil

Nada melhor para dar uma palavra de encorajamento para a igreja que o próprio missionário. Entre em contato com os missionários que a sua igreja apoia com bastante antecedência e pergunte quando planeja vir ao Brasil. Dessa forma, você pode planejar o culto de missões na mesma data que o missionário estará em sua cidade. Procure agendar e manter a data. O tempo do missionário de volta para casa é muito precioso e precisa ser respeitado. Honre-o e dê à igreja a oportunidade de conectar com o missionário que oram regularmente.

 

3. Escolha um foco ao organizar o culto missionário

As vezes falamos de “missões” de forma muito vaga. Uma boa dica para organizar um culto missionário é escolher um foco específico, ou até mesmo um tema. Por exemplo, se tem um missionário visitando do Oriente Médio, foque o culto nessa região, ou no mundo mulçumano, ou na janela 10/40, ou países árabes, etc. Tendo um foco vai ajudar à igreja a ter uma percepção mais aguçada da mensagem, a saber como orar mais especificamente a entender a realidade de uma região ou um povo.

Ademais, é muito fácil deixar o culto perder o foco missionário. Uma oportunidade aqui, uma apresentação ali, outra saudação acolá. Tente limpar da liturgia do culto tudo que foge do foco missionário. Que o louvor, a palavra, as orações, as ofertas, todas foquem no objetivo central do culto.

 

4. Decoração sempre vai bem

Você não precisa encher a igreja de coisas, mas é bom colocar alguma decoração que chame à atenção da congregação ao foco daquele culto. Banners, bandeiras, fotos, roupas típicas, use a criatividade para dar um look novo para o púlpito.

 

5. Ore com propriedade, autoridade e foco

Muitas vezes olhamos para a oração como algo tão natural no culto que não damos a devida atenção a ela. O foco na oração é muito importante! Já falamos aqui no site sobre isso, mas para resumir é importantíssimo não pegar ninguém de surpresa para fazer a oração. Se vai orar para um missionário no país específico. Avise a pessoa que vai orar com antecedência, dê informações para que a oração também seja centrada e específica.

 

6. Organize um louvor focado em missões

Culto de missões não é dia de cantar ‘Sabor de Mel’ ou ‘Raridade’. Não precisa de cantar apenas canções sobre a África ou sobre chamado (elas são bem-vindas, claro!). Contudo, foque em missões, em entrega, em Deus sendo soberano, o amor dEle pelas nações. Envolva o ministério de louvor na organização do culto. Escolha juntamente com o ministério canções que exaltem ao Senhor, hinos de adoração e que inspire a igreja a ir! Preparamos uma lista com os melhores louvores sobre missões aqui no Radar.

 

7. Aproveite para ler cartas dos missionários

Tire 10 minutinhos do culto para ler cartas missionárias do campo. Esse é um momento bom para conectar a igreja ao que está acontecendo ao redor do mundo, para mostrar quem são os missionários que a igreja apoia e levantar um clamor pela vida deles.

 

8. Faça uma oferta missionária específica

Além do tempo de dízimos e ofertas, levante uma oferta específica para missões. Vale até fazer um envelope específico com informações para a igreja de onde e como a verba vai ser utilizada. Não diga à igreja que é apenas uma oferta missionária. Mais que isso, informe à congregação para onde quem e onde a oferta será enviada, como o dinheiro será investido e de como é especial que cada um pode participar e ir aquele projeto por meio das orações e finanças.

 

Por Tiago Fonseca
Jornalista e missionário

O que achou das nossas dicas? Comente abaixo e adicione suas dicas também!

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This