Esse é o primeiro artigo de uma série de posts do Radar Missionário para te ajudar a envolver sua igreja mais com missões. Dizem que uma igreja missionária é uma igreja que tem um pastor missionário. No entanto, o RM acredita que qualquer igreja, mesmo sem um pastor missionário, pode ser uma igreja missionária.

Você pode ser um embaixador de missões! Um instrumento para lembrar o povo de Deus que Ele tem um plano para os confins da terra.

Nas próximas semanas vamos escrever também sobre como organizar um culto missionário, organizando uma conferência missionária e até mesmo como dar início a uma secretaria de missões na sua igreja. Como nem todas igrejas têm muito espaço para grandes eventos ou cultos missionários, esse primeiro artigo traz ideias para organizar um momento missionário. Se a sua igreja entra nessa categoria, essa pode ser uma boa oportunidade para começar a influenciar a igreja a orar, enviar e apoiar missões.

O momento missionário geralmente tem entre 5 a 20 minutos dentro da liturgia de um culto normal. De fato, consiste em apresentar informações sobre missões seguidas de uma oração focada. Confira algumas ideias e dicas do que fazer no momento missionário:

 

1. Tenha um foco específico para o momento missionário

Ore e busque a direção de Deus para um tema. Se você tem pouco tempo para compartilhar com a igreja sobre missões é de suma importância que o momento tenha um foco específico. Não dê à igreja muitas informações que ela vá distrair. Portanto, escolha um tema específico para o culto: um povo, um país, uma necessidade, um projeto. Ao focar em um só ponto você ajuda a igreja a entender mais de perto aquela necessidade e a conectar-se com ela.

 

2. Use recursos visuais

Fotos, gráficos, vídeos, músicas típicas, bandeiras, roupas típicas são exemplos de como fazer o momento missionário mais vivido e memorável para a igreja. Mas não exagere tentando mostrar fotos ou vídeos demais.

Por exemplo, você pode dirigir o momento missionário vestindo roupas típicas de um povo. Mostre algumas fotos e deixe a bandeira no púlpito, esses recursos visuais vão ajudar a igreja a entender o contexto que está apresentando.

 

3. Compartilhe algo que vá impactar a igreja

A ideia de compartilhar algo impactante não é para ser sensacionalista, mas para ajudar a igreja a entender a necessidade de orar pelo projeto, país ou povo. Vale usar fotos ou vídeos, estatísticas, notícias recentes publicadas na mídia e histórias reais. Mas lembre-se de ser objetivo.

Mesmo que exista muita informação para publicar, você não precisar ler um livro inteiro para a congregação. Dê um gostinho com os pontos mais importantes. Depois diga aonde a igreja pode encontrar mais informações. Existem dois sites muito bons com estatísticas e perfis de oração por país e povo: Projeto Josué e Operação Mundial. Além disso, você encontra informações aqui no Radar Missionário também.

 

4. Escolha temas relevantes

No Radar estamos sempre publicando conteúdo que pode te ajudar a organizar o momento missionário. Confira algumas ideias:

 

5. Se a sua igreja envia missionários, mencione-os sempre que possível

Um momento missionário pode ser usado simplesmente para ler uma carta de oração e orar para um missionário ou família missionária específica da igreja. Contudo, mesmo se o momento é de oração por um povo ou país, sempre que possível conecte os missionários ou pessoas que a igreja conhece aos dados informados.

 

6. Apresente pontos de oração claros

Depois de ouvir sobre o tema que apresentou, é hora de dar a oportunidade para a igreja de participar desse momento: orando! Apresente um slide ou leia alguns pontos de oração para que a igreja possa orar. Certamente uma ideia legal é imprimir cartõezinhos com um pouco de informação e os pontos de oração e deixar disponível para quem quiser levar para casa no final do culto.

 

7. Tenha uma oração específica e focada

Ao concluir a apresentação do momento missionário não é hora de pedir ao irmãozinho Fulano para fazer uma oração surpresa. Quando orar em voz alta você não está apenas comunicando com Deus esses pedidos, você está liderando a congregação em oração, sendo um exemplo e ensinando a igreja como orar por missões. Logo, se você quiser pedir algum irmão para fazer a oração, comunique com ele com antecedência para que ele não seja pego de surpresa e faça aquela oração genérica “Senhor abençoe esse povo e os missionários, em nome de Jesus. Amém.” Essa é uma oportunidade única de que a igreja esteja em sintonia e seja inspirada a orar por missões. Ore mencionando os pontos e veja pela fé que Deus está respondendo a sua oração e da igreja.

 

Na próxima semana o RM vai compartilhar ideias para cultos missionários. Até lá.

Gostou das dicas? Tem outras sugestões? Escreva suas ideias nos comentários abaixo.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This