Quem são os Quilombolas?

De acordo com a Aliança Evangélica Pró-Quilombolas no Brasil, Quilombolas são afro descendentes que se organizam em comunidades próprias e mantém sua identidade.

O Estado brasileiro reconhece 3141 comunidades no país por meio de certificação emitida pela Fundação Cultural Palmares (FCP), no entanto outras fontes apontam que esse número pode chegar a cinco mil. Existem estimativas de 214 mil famílias e 1,17 milhão de quilombolas em 24 estados brasileiros.

O povo quilombola é um dos oito grupos menos evangelizados do Brasil. Ainda segundo a Aliança Evangélica aproximadamente 2000 das comunidades quilombolas brasileiras ainda não tem nenhuma igreja evangélica.

 

Onde estão essas comunidades no Brasil?

Os Estados com o maior número de comunidades certificadas são: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Os gráficos abaixo apontam as regiões brasileiras com presença de comunidades quilombolas.

 

 

Iniciativa em prol do Evangelho

Com o objetivo de criar uma rede evangélica de relações e cooperação entre agências, igrejas, missionários e outros em prol dos quilombolas do Brasil, foi organizada a A Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil. A aliança surgiu durante a Consulta Quilombolas do Brasil que ocorreu em João Pessoa, na sede da Missão Juvep, em 2013.

A consulta foi coordenada por Ronaldo Lidório e contou com a participação de 55 pessoas representando 37 diferentes igrejas e organizações missionárias.

Objetivos da Aliança
1. Fomentar pesquisas entre os quilombolas do Brasil.
2. Ampliar a mobilização da Igreja Brasileira em prol dos quilombolas.
3. Colaborar com o treinamento missionário neste objetivo.
4. Promover a relação e comunhão entre agências, pessoas e igrejas que atuam
neste segmento.

Natureza da Aliança
A Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil é interdenominacional e interagências. Não substitui ou orienta os trabalhos realizados pelas agências missionárias ou igrejas locais, mas colabora em áreas em que o trabalho conjunto é possível e necessário, como pesquisa, mobilização e treinamento.

 

Com informações de Quilombolas.com.br, Instituto Antropos, Wikipedia.
Foto: LiadePaula/MinC

 

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This