Ouça Koiné cantando Savior of the Nations, Come

Alguns dias atrás, na véspera de Natal, minha esposa, meus dois filhos adolescentes e eu, experimentamos a alegria de celebrar na casa dos meus sogros (sim, eu usei a palavra alegria e sogros na mesma frase!), junto com os quatro irmãos da minha esposa e muitos dos nossos primos. Mais de 20 pessoas, e foi um festival.

Eu tive o privilégio de dar o homily naquela noite e, não surpreendentemente, compartilhei de Isaías 9:1-7. Você sabe o versículo 6 – e talvez o sete – decor, também como as verdades natalinas que os acompanham, então deixe-me ressaltar algumas coisas que normalmente não são mencionadas.

Primeiro, você já notou a fórmula da trindade no verso seis? Quando você pensa em “Conselheiro” no contexto bíblico – mas fora de Isaías seis – sobre quem você geralmente pensa? Provavelmente você esteja fazendo isso agora. Você está pensando “O Espírito Santo.” Ele é certamente em que eu penso. E em que Jesus pensa também. Nas palavras de Jesus, o “Conselheiro” é o Espírito Santo de Deus: “ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” Você notou que Jesus disse outro Conselheiro? É porque ele está reivindicando a Profecia Messiânica de Isaías! Ele (Jesus) É o Conselheiro. O Espírito Santo É o Conselheiro. Nosso Deus é Deus Triúno.

E quanto ao Poderoso Deus e Pai Eterno? Isaías atribui a linguagem teológica referente à teologia propriamente dita, ou seja, a doutrina de Deus Pai, a Jesus! Então Isaías iguala Jesus ao Espírito Santo, então ele iguala Jesus a Deus o Pai! Então você pode se perguntar: “O que, então, é deixado para Jesus?” A resposta é, claro, que Ele é o Príncipe da Paz! E Ele estabelecerá, governará e reinará sobre Seu vindouro Reino de paz, com justiça para sempre! (v. 7)

É por isso que celebramos o Natal. Deus veio em humildade. Ele entrou no nosso mundo para redimí-lo. E Ele virá novamente, em vitória, para “restaurar todas as coisas” (Atos 3:21) e para reinar para sempre. Isto é o que Isaías viu, e é isso que sabemos, na profundidade de nossas almas, ser a verdade.

Há uma segunda observação de Isaías 9:1–7 que eu quero fazer, uma está diretamente relacionada à primeira e segunda vinda de Cristo. Relaciona-se com o frequentemente ignorado “Galiléia das nações” no verso um. Por que Isaías não se referia simplesmente à “Galiléia”? É por essa razão profunda: Deus nunca foi um Deus tribal, um Deus de apenas um povo. Ele sempre foi o Deus de todas as nações! O coração de Deus é PARA TODAS as nações, e o Seu desejo é ser conhecido e adorado por pessoas de TODAS as nações.

Deus não merece nada menos! Isto não é meramente um “fenômeno do Novo Testamento”. Isaías gosta de duplos significados e duplos cumprimentos, e isso é verdade aqui. Ao olhar para trás, Isaías sabia que a Galiléia já havia se tornado uma região multiétnica, habitada por pessoas de muitas nações e etnias diferentes. Ao olhar para frente profeticamente, é como se ele soubesse que o Messias começaria Seu ministério de reconciliar pessoas de todas as etnias com Deus … na Galiléia.

Pois foi em uma sinagoga na Galiléia (Nazaré) que Jesus abriu o livro e declarou que o Espírito do Senhor estava sobre Ele (eis a Trindade de novo) quando começou a proclamar boas novas e liberdade aos cativos e ao ano do Senhor. (Lucas 4:14-22), e foi na Galiléia que Ele realizou seu primeiro milagre público e “manifestou Sua glória”, e que “Seus discípulos creram Nele” (João 2:1-11).

Deus sempre foi o Deus de todas as nações. Jesus sempre foi o Messias para todos os povos. O Natal pretende ser uma celebração para todos os povos e para todos os povos. (Por todos os povos ainda é futuro, porque ainda existem quase 7000 grupos de povos não alcançados em necessidade desesperada de conhecer o Messias.) Jesus veio para a glória de Seu Pai e a salvação de pessoas de todas as nações. E Ele virá novamente em glória. Esta é a nossa grande esperança e é por isso que podemos cantar durante o Advento (e durante todo o ano!) Com Martinho Lutero, “Salvador das Nações, Venha”. Na verdade, vamos fazer isso agora. (Você pode cantar se você conhece a melodia. Caso contrário, talvez apenas ore as palavras.)

Antes de cantarmos (ou orarmos), quero mencionar duas coisas, e vou fazê-lo com um pouco de medo e trepidação. Primeiro, tomei a liberdade – e espero que Deus, Martin e você não se importem – de colocar a sexta estrofe do Hinário Luterano no lugar da quarta. Parece apenas fluir melhor dessa maneira. Em segundo lugar, escrevi e acrescentei uma nova estrofe – que é a sétima abaixo – para enfatizar a prioridade “todas as nações” das Escrituras. (Sim, sei que arruinei a perfeição de sete adicionando uma oitava estrofe.

E sim, eu sei que mexer em um hino de Martin Luther é um sacrilégio para alguns, mas tenha paciência comigo. Se minhas modificações não forem aprovadas, avise-me e envie sugestões. Talvez coletivamente, possamos chegar a algo que agrada a Deus e a Lutero. Ou isso, ou pelo menos espalhamos a culpa tão amplamente que ninguém terá muitos problemas!)

“Salvador das Nações, Venha” por Martin Luther, 1483-1546
1. Salvador das nações, venha
Filho da Virgem, faz aqui a Tua casa!
Maravilhe-se agora, ó céu e terra,
Pois o Senhor escolheu tal nascimento.

2. Não por carne e sangue humanos,
Pelo Espírito do nosso Deus
Foi a Palavra de Deus feita carne?
Prole da mulher, pura e fresca.

3. Nascimento maravilhoso! Ó criança maravilhosa
Da virgem imaculada!
Embora por todo o mundo deserdado,
Ainda para estar no céu entronizado.

4. Brilhantemente teu brilho de manjedoura,
Gloriosa é a sua luz divina.
Não deixe o pecado obscurecer esta luz;
Sempre seja nossa fé tão brilhante.

5. Do Pai em diante Ele veio
E volta para o mesmo
Cativo levando a morte e o inferno –
Alta a canção do triunfo inchar!

6. Tu, o único filho do Pai
Não peque a vitória.
Sem limites o teu reino será;
Quando veremos suas glórias?

7. Reunidos em redor do teu trono glorioso,
Alegre e eterno lar.
Juntamente com todas as nações lá,
Nós cantaremos louvores a ti.

8. Louvado seja Deus Pai, cantar
Louvado seja Deus o Filho nosso Rei
Louvado seja Deus o Espírito
Sempre e eternamente.

“E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.” (Ap. 5:9)

Eu não sei se Jesus virá – de novo – em 2018 (Mt 24:36), mas eu sei que enquanto Ele espera, é uma oportunidade para nós exercermos grande fé e esperança, e vivermos para o louvor de Sua glória (Ef 1: 6) em todas as áreas da vida (missionalmente) e entre todos os povos do mundo (“missionariamente”). A Deus seja a glória em 2018!

Sobre o Autor, JOÃO MORDOMO, PhD – Desde seu encontro com Cristo, aos 16 anos, João tem a paixão de glorificá-Lo! Ele é um “Empresário da Grande Comissão”, apaixonado por começar e liderar qualquer coisa – agências missionárias, igrejas, negócios – que ajudem a cumprir a Grande Comissão. Ele ama falar, ensinar, pregar e escrever sobre a glória de Deus em todas as áreas de vida, entre todos os povos do mundo. Mais informações e contato, clique aqui.
Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This