Depois de ser desafiada a reabrir uma congregação no oeste de Goiânia e pastoreá-la, a Pra. Lúcia de Fátima foi convidada a ir ao Malawi e Moçambique para uma viagem missionária. Não demorou muito desde sua chegada no continente africano e a Pra. Lúcia conheceu um pastor local que a convidou para ajudar na liderança do ministério no país. Em apenas três dias, a pastora já era desafiada a ajudar a liderar o então Incrisa – Instituto Cristão para Salvação da África – com sete congregações.

Desde o convite e o envolvimento com a liderança local, a Pastora Lúcia de Fática passou a visitar o Malawi anualmente. Sete anos depois, eles celebravam não apenas as sete, mas agora 53 igrejas plantadas para glória de Deus. No ano seguinte, 2008, foi a primeira vez do Pr. Francisco José (Dedé) acompanhar sua esposa em uma viagem missionária para o continente africano. Uma viagem de 40 dias cheia de novidades e que de grande impacto em suas vidas.

Retornando para o Brasil o Pr. Dedé recebe uma profecia para preparar as malas que ele iria partir. A família imaginava ele sendo chamado para o campo missionário, mas logo descobriram que o pastor havia contraído malária e em apenas duas semanas do retorno ao Brasil foi levado para uma viagem eterna, com Cristo.

Em vez de encarar o falecimento do Pr. Dedé como uma tragédia, a família pôde entender o propósito de Deus para a vida deles e, no ano seguinte, Deus chamava o Pr. Israel – filho do Pr. Dedé e Pra Lúcia – juntamente com sua família para ir servir ao Senhor no trabalho missionário e morar no Malawi de tempo integral.

O Radar Missionário entrevistou o Pr. Israel Xavier do Nascimento que conta um pouco sobre o chamado deles, como foi o processo de ida para o Malawi e os projetos para 2019.

RM: Qual a sua função e a qual igreja pertence no Brasil?
Pr. Israel: Eu sou pastor/missionário ligado a Jocum e ocupo o cargo de Diretor nacional das Assembleias de Deus de Madureira dentro do Malawi e Moçambique. A nossa igreja é a Assembleia de Deus Ministério de Madureira e estamos ligados à sede do campo de Campinas em Goiânia – GO.

RM: Como surgiu a ideia de ir para o Malawi?
Pr. Israel: Um ano depois da morte do meu pai, minha esposa e eu fomos desafiados por nossa igreja aqui no Brasil para nos preparar para ir morar e trabalhar para Deus no Malawi. Nós aceitamos o desafio e começamos o processo de preparação. Foram quase três anos de estudo teológico, transcultural e aprendendo inglês na África do Sul, para enfim chegarmos ao Malawi em setembro de 2011. Naquele ano nós tínhamos 56 congregações já existentes no país e com quatro anos de trabalho chegamos a 150 congregações.

RM: Quem te inspirou a seguir a carreira missionária?
Pr. Israel:

Na foto, Pra. Lúcia de Fátima e seu filho Pr. Israel Xavier.

A maior influência na minha vida para seguirmos esse caminho de missionários foi com toda certeza o exemplo de vida deixado pelos meus pais. Minha mãe hoje com 66 anos e uma saúde já bem fragilizada ainda milita com todas as suas forças para que possamos continuar a pregar o evangelho dentro da África.

RM: Em quantos ministérios/igrejas estão envolvidos hoje?
Pr. Israel: Hoje temos 183 congregações divididas em 13 regionais dentro do Malawi e Moçambique. Temos cerca de 8.250 membros e em 2018 foram batizados 1.008 pessoas nós dois países em que lideramos o ministério.

RM: Como o trabalho de vocês desenvolveu durante esse período?
Pr. Israel: Devido ao crescimento no número de igrejas, nos últimos três anos passamos a focar nosso trabalho no treinamento e capacitação de pastores. Como são 183 congregações treinamento é o nosso maior desafio.  Queremos capacitar nossos pastores para que um evangelho simples e verdadeiro seja pregado nesses dois países. Para que isso seja possível, estamos construindo a nossa sede onde já rodamos alguns treinamentos. Em abril do ano passado já pudemos reunir e instruir os nossos pastores por uma semana acampados na nossa sede, foi uma benção e queremos com a graça de Deus continuar com essa capacitação sistemática dos nossos pastores.

RM: Qual o maior desafio para sua família?
Pr. Israel: Pessoalmente nós temos muitos desafios e somos carentes da oração e ajuda de nossos amigos e parceiros para estarmos dentro do Malawi onde moramos. O Malawi tem uma das economias mais pobres do mundo e o país depende da importação de praticamente tudo para dentro do país para que o mercado possa ser abastecido o que reina tudo muito caro e dispendioso. Por favor orem por nossas finanças para que Deus possa nos abençoar com novos parceiros para que essa obra não pare, e que possamos manter a nossa família vivendo e trabalhando para o senhor aqui na África.

 

RM: Quais os planos para o futuro do ministério?
Pr. Israel: No ano de 2019 queremos, com a graça de Deus, concluir a construção da nossa sede e começar a construção da escola primária na vila de Miselfolo, onde ganhamos um terreno. Nós temos hoje outras 14 congregações prontas aguardando os telhados que custam em média R$ 9 mil dependendo da região onde estão localizadas e precisamos de mantenedores para que os telhados possam ser comprados e construídos.
Queremos comprar agora no mês de abril 20 toneladas de milho que serão distribuídos a várias vilas próximo do fim do ano de 2019 quando é o período de maior fome naquela região.

Quer conhecer de perto o trabalho do Pr. Israel e sua família, orar ou ajudar em algum dos projetos? Entre em contato via Whatsapp +2650884862993 ou email ixngoster@gmail.com

Distribuição de milho para o povo da vila de Golyat, que fica no distrito de Chikwawa. Um povo extremamente carente, mas servo do Senhor. Distribuimos 650 kg de milho, cerca de 11kg para 60 pessoas. Graças a Deus e a oferta de um irmão no Brasil.

Fotos: Arquivo pessoal / divulgação.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This