Os últimos 12 anos da minha vida foram investidos no ministério entre muçulmanos em países como Marrocos, Sudão e Quênia. Ao fazer uma retrospectiva e avaliar as lições aprendidas na interação com os muçulmanos nesses contextos, percebo que aprendi na prática lições valiosas que passaram despercebidas o meu período de preparação. A seguir, relaciono 10 das lições que aprendi no campo e as apresento em forma de sugestão aos interessados em iniciar uma jornada de testemunho do evangelho aos muçulmanos.

1. Fale sobre Deus

Os muçulmanos amam falar sobre Deus. Na língua árabe há várias expressões que os muçulmanos frequentemente usam em referência a Deus (“Que Deus seja com você!”, “Que Deus te proteja!”, “Se Deus quiser!”, etc). Embora existam temas religiosos complexos, quando tratados com um muçulmano (a divindade de Jesus, por exemplo), seja intencional em abordar temas de fé. Muito em breve, você perceberá que começar e manter uma conversa sobre Deus com um muçulmano é algo natural. Felizmente, “Deus” não é um dos temas a serem evitados em uma conversa com os seguidores do Islã.

2. Mantenha uma forte identidade cristã

Deixe seus amigos muçulmanos saberem que você é um cristão comprometido. Não esconda deles a sua fé. Diga-lhes que você ora, jejua, vai à igreja e lê a Bíblia. Compartilhe com eles o que Jesus fez em sua vida pessoal. Seu testemunho de vida é uma narrativa poderosa e irrefutável. Deixe bem claro que, se quiserem se tornar discípulos de Jesus Cristo, você será a pessoa certa para ajudá-los no processo. Em geral, os muçulmanos admiram pessoas que demonstram um alto compromisso com a sua fé.

3. Memorize e cite a Bíblia

Seus amigos muçulmanos ficarão muito impressionados se você for capaz de memorizar e citar versículos da Bíblia. Ficarão ainda mais impressionados se você puder explicar o significado dos versículos. Muitos muçulmanos não conhecem bem o Alcorão porque o livro foi escrito em uma forma antiga de árabe. Assim, sujeitam-se a interpretação e a explicação de líderes muçulmanos. Logo, ainda que sejam capazes de memorizar e citar versos do Alcorão, eles enfrentarão grandes dificuldades para explicá-los. Muitas vezes eles dirão que interpretar o Alcorão é extremamente difícil.

4. Seja ousado na proclamação do Evangelho

Historicamente, o Islã tem usado o medo de duas formas: 1) para manter os muçulmanos dentro da religião e 2) para manter os cristãos afastados dos muçulmanos. Mas, somos chamados para proclamarmos a Palavra corajosamente (Atos 4:31). Se escondermos a nossa fé, não seremos capazes de testemunhar o evangelho aos muçulmanos. Se levarmos muito tempo para começarmos a testemunhar, talvez levantaremos suspeitas desnecessárias entre os nossos amigos muçulmanos. Então, eles talvez se perguntem: “Por que ele estava todo esse tempo escondendo a sua fé?”

5. Apresente o evangelho considerando o paradigma da honra-vergonha

Os estudiosos de antropologia acreditam que as culturas muçulmanas são baseadas em honra e vergonha. Logo, se levarmos em consideração esse paradigma em nossa comunicação, será mais fácil para eles entenderem o que Jesus fez por eles na cruz. Com base nos ensinos islâmicos, os muçulmanos não acreditam que tenham uma natureza pecaminosa ou que tenham nascido na condição de pecadores. Então, dizer que Jesus morreu por eles para lhes dar uma nova vida pode não fazer muito sentido num primeiro momento. No entanto, dizer que Jesus morreu para cobrir a vergonha produzida pelo pecado pode fazer mais sentido e ajudá-los a entender o pleno significado da cruz.

6. Ore por seus amigos muçulmanos na presença deles

Em geral, os muçulmanos aceitam que cristãos orem por eles. Em minha experiência pessoal, ainda não encontrei um muçulmano que tenha recusado a minha oferta de oração. Então, pergunte aos seus amigos muçulmanos de que forma você pode orar por eles. Anote os seus pedidos de oração e peça para orar por eles em sua presença. Num próximo encontro, diga-lhes que você está orando por seus pedidos e depois pergunte se Deus está respondendo a qualquer uma das suas orações. Depois de algum tempo, provavelmente serão os muçulmanos que vão procurar você para compartilhar seus pedidos de oração.

7. Convide seus amigos muçulmanos para a igreja/grupo de comunhão

De acordo com pesquisas, uma maneira eficaz de levar os muçulmanos à fé em Jesus tem a partir de um convite para visitar à igreja. O Dr. Richard Kronk registrou em um estudo que 70% dos muçulmanos começam sua jornada a Cristo visitando uma igreja1. Contudo, o ambiente da igreja pode parecer estranho para eles por causa de algumas diferenças em relação à mesquita. Assim, se você explicar as diferenças de antemão e prepará-los para o que eles encontrarão lá, eles poderão enxergar a igreja como um lugar seguro e atraente.

8. Compartilhe os seus sofrimentos

O sofrimento representa uma realidade de vida para muitos muçulmanos. Quando você abraça o sofrimento em sua própria vida, você se torna vulnerável e mais próximo da realidade deles. Você não precisa busca ou causar sofrimento desnecessário. Mas, compartilhe os seus sofrimentos com eles e explique como Deus os usa para torná-lo mais maduro. Você provavelmente atrairá muitos muçulmanos ao compartilhar alguns dos seus sofrimentos com eles.

9. Alcance famílias

Em vez de trabalhar para alcançar um indivíduo, tente se concentrar em famílias. Os muçulmanos não são tão individualistas como os cidadãos em sociedades do ocidente, por exemplo. Eles tendem a ser pessoas que vivem a vida a partir das experiências familiares. Assim, se uma pessoa vem a Jesus e precisa fugir de sua família, ele/ela perde total apoio em sua sociedade. Se você alcança toda uma família para Jesus, os convertidos daquela família podem se apoiar mutuamente. Felizmente, há um número crescente de textos missiológicos que abordam este tema e que podem ajudá-lo a colocar essa ideia em prática.

10. Faça perguntas

Muitos muçulmanos não estão acostumados a responderem perguntas sobre a sua fé porque vivem em sociedades majoritariamente muçulmanas. Em geral, eles aprendem a atacar outras religiões, mas não a defender a sua. Quando você começa a fazer perguntas a um desses muçulmanos, está virando o mundo deles de cabeça para baixo e desafiando-os a pensar de forma que provavelmente nunca jamais raciocinaram. Faça perguntas ao seu amigo, tais como: Como você sabe que o Alcorão que você tem hoje é o mesmo que foi revelado a Mohammad? Por que a Trindade é descrita no Alcorão de maneira diferente da forma que é entendida na fé cristã? O que é que foi revelado nos Livros Sagrados revelados por Deus antes do Alcorão ser compilado?

Que o Senhor nos dê um ministério frutífero entre os nossos queridos amigos muçulmanos, concedendo a cada um a plena revelação do evangelho, pois “lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, mas não com entendimento” (Romanos 10: 2).

Por Jairo de Oliveira

Jairo de Oliveira é missionário da PMI (Povos Muçulmanos Internacional) e da World Witness. Serve no Oriente Médio e é autor de vários livros, dentre eles: “Vida, ministério e desafios no campo missionário”. Para adquiri a obra completa ou saber mais sobre o livro Clique aqui 

Leia um trecho do meu novo livro “O cerne da questão” clicando aqui.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This