tajiquistão

O Tajiquistão é um país localizado na Ásia Central e sua principal característica é a sua geografia montanhosa. Cerca de 93% do território do país é coberto por montanhas, incluindo as cadeias montanhosas do Pamir e do Hindu Kush. Essa topografia desafiadora torna o país relativamente isolado e difícil de ser acessado, o que influencia sua cultura, economia e política. Além disso, o país tem uma rica história e cultura, com influências persas e soviéticas, e uma diversidade étnica bem interessante.

Infelizmente, o número de cristãos é próximo a zero, com uma maioria muçulmana. Essa comunidade cristã enfrenta desafios significativos em relação à liberdade religiosa, já que o governo do Tajiquistão restringe a prática religiosa que não seja a muçulmana. Os cristãos tajiques enfrentam discriminação e restrições legais, que muitas vezes tornam difícil a prática de sua fé. Eles são frequentemente alvo de intimidação, assédio e perseguição por parte das autoridades e de membros da comunidade muçulmana.

A Constituição do Tajiquistão garante a liberdade de religião, mas na prática, o governo restringe essa liberdade. O governo considera o Islã como parte da identidade nacional e, portanto, promove ativamente essa religião. Ao mesmo tempo, o governo do Tajiquistão vê o cristianismo como uma ameaça à identidade nacional e à coesão social.

Os cristãos no Tajiquistão são frequentemente impedidos de construir ou manter igrejas e de se reunir para oração ou adoração. Eles também enfrentam restrições no uso de materiais religiosos e na realização de atividades missionárias. Aqueles que se convertem do Islã para o cristianismo enfrentam particularmente a perseguição. Muitos são forçados a deixar suas famílias e a comunidade muçulmana. Eles podem perder empregos, ser expulsos de casa ou sofrer violência física e verbal.

Além disso, o governo do Tajiquistão frequentemente monitora a atividade das igrejas cristãs e os grupos religiosos são obrigados a se registrar no Ministério da Cultura e Informação. Esse registro é frequentemente negado aos grupos religiosos que não seguem a linha do governo ou aos grupos que são vistos como “extremistas”.

Em meio a essas dificuldades, os cristãos no Tajiquistão buscam maneiras de se manterem firmes em sua fé. Muitos se reúnem em igrejas subterrâneas ou em grupos de estudos bíblicos secretos. Eles também buscam o apoio e a ajuda de organizações cristãs internacionais que trabalham em defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa.

Oremos por nossos irmãos daquele país tão isolado.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This