Somália

A República Democrática da Somália certamente é um dos países que mais sofreu em sua história. Fica localizado na parte mais oriental da África e é chamado de o chifre da África. Se você olhar no mapa, vai identificar com facilidade esse país que fica bem na ponta do continente e é o país africano mais distante do Brasil. Apesar de distante daqui, é uma região muito bem localizada quando falamos do mapa mundial e, assim, já foi colonizado por vários países, como Portugal, França, Reino Unido e pela Itália, sendo que algumas dessas colonizações ao mesmo tempo. Em 1960, porém, o país conquistou sua independência, dando origem à República da Somália.

Porém, essa história aparentemente de conquistas e vitórias não se manteve. Pouco menos de dez anos após a independência da Somália, seu primeiro presidente eleito foi assassinado em um duro golpe comandado pelas forças policiais, dando início a sucessivas guerras externas e internas que duram até hoje. A Somália vive uma guerra civil desde o ano de 2011. Naturalmente que este estado bélico no país tem suas consequências.

A Somália é atualmente o terceiro país mais pobre do mundo, ficando atrás apenas dos também africanos Burundi e Sudão do sul, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Pouco mais de 65% dos trabalhadores atuam na agricultura, base da economia local. No entanto, mais de 70% da população vive abaixo da linha da pobreza. A fome é muito grave na Somália. Em junho deste ano a ONU alertou que mais de 200 mil pessoas estão à beira da fome em meio a uma seca jamais vista. Estes são os casos mais graves, pois o número dos que passam fome no país ultrapassa os 7 milhões, quase metade da população de 16 milhões de habitantes.

Não para por aí. A Somália detém o título de país com a maior taxa de mortalidade infantil do mundo, considerando crianças menores de cinco anos. Lá, morrem 1000 crianças, 122 morrem antes dos cinco anos. Assustador. Para efeito de comparação, no Brasil esse número é de 14 a cada 1000 meninos e meninas.  Ou seja, morrem quase 10 vezes mais crianças na Somália do que no Brasil.

Também há a pirataria na região, situação em que barcos são sequestrados e saqueados. Isto é tão comum que há relatos de que habitantes da Somália investiam recursos nos piratas e recebiam parte dos valores roubados dos navios.

Apesar de tudo isso, a Somália é linda. Possui muitas montanhas, cachoeiras e várias cidades mais tranquilas para visitação. A culinária possui traços dos países que já a colonizaram e, por isso, bastante variada. Abaixo, você poderá fazer a receita do alimento mais tradicional do café da manhã somalis, o Canjeero, uma variação do Injera, um tradicional prato etíope.

A religião predominante na Somália é o Islamismo, com aplicações de severas punições a quem não segue o alcorão. Por exemplo, o sexo antes do casamento é punido com apedrejamento do casal e morte do pai da noiva. Os homossexuais e ladrões são mortos em praça pública.

De acordo com a organização Portas Abertas (@portasabertasbrasil), por mais de 25 anos a Somália tem sido um refúgio para os radicais islâmicos. Não por acaso, o país está listado como o terceiro de maior perseguição religiosa com assassinatos de recém convertidos, casos de violência física e sexual, perda de heranças e impossibilidade de emprego e matrícula na escola.

No entanto, Jesus tem salvado almas na Somália. Segundo informações da Missão Cristã Mundial – MCM (@mcmpovos), a capital da Somália, Mogadíscio, contava com menos de uma dezena de cristãos e hoje possui algumas centenas. O país ainda não conta com mais de algumas centenas de seguidores de Jesus, mas o quadro vai mudando a cada dia. A MCM atua naquele país distribuindo pães, algo fundamental em um país faminto e instalou um ateliê de costura na capital para mulheres refugiadas.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This