Saara ocidental

Quando ouvimos falar de Saara, logo vem à memória o Deserto do Saara, que é o maior deserto quente do mundo. Ele é tão grande que sua área é maior que a do Brasil e passa por muitos países, como o Saara Ocidental. Então, é importante não confundirmos o país Saara Ocidental com o deserto. Com pouco mais de 600 mil habitantes, tem um território do mesmo tamanho do estado de São Paulo.

Na realidade, o Saara Ocidental não é reconhecido como um país, apesar de estar aqui listado entre eles. Trata-se de um território costeiro situado no Noroeste do continente africano, delimitado por Marrocos, Argélia e Mauritânia e tradicionalmente habitado por populações nômades que falam variações locais da língua árabe.

Até 1975, o Saara Ocidental era uma colônia da Espanha, que sofreu forte pressão da comunidade internacional para sua descolonização, um movimento que não tinha mais como retroceder ao redor do mundo e, em especial, na África. A Espanha sofria também a oposição de um movimento anticolonial, chamada Frente Polisário.  Sendo pressionada por todos os lados, se compromete a realizar um referendo para que a população decidisse seu destino. O Marrocos, um país vizinho, se juntou à Mauritânia e solicitou ajuda da ONU, pois não pretendia ter essa região independente, mas anexadas a si. Por fim, a Espanha cedeu o território ao Marrocos, gerando uma revolta por parte da Frente Polisário. Esse impasse não foi resolvido até hoje e o Saara Ocidental ainda vive a expectativa de ser reconhecido como um país, mas continua sendo o objetivo de contendas sobre sua propriedade. O Brasil não reconhece o Saara Ocidental como Estado independente e o considera como parte de Marrocos.

A população é em sua maioria muçulmana.  O número de cristãos é algo em torno de 0,03%, ou seja, não existem mais que 180 cristãos no país. Se olharmos apenas o número de evangélicos, esse número não passa de cinco pessoas.  O percentual de cristãos é tão pequeno que não foi encontrado registro sobre a possível perseguição aos cristãos. No entanto, supõe-se que o território conceda o mesmo tratamento oferecido pelo Marrocos, o 26º país do mundo na perseguição religiosa.

O Saara Ocidental é considerado um Povo não Alcançado (PNA) e está dentro da chamada Janela 10/40, região geográfica que concentra muitos países sem acesso ao Evangelho. 

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This