MauritÂnia

A Mauritânia é um dos maiores países da África. Sua área territorial é um pouco maior que todo o sudeste brasileiro (estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo). No entanto, sua população equivale aproximadamente ao número dos habitantes do estado do Espírito Santo e quase a metade daquela população vive na capital Nouakchott. Isto porque 95% do país é tomado pelo deserto do Saara. É um povo de maioria nômade e com fortes raízes no Islamismo.

Existem menos de 5.000 cristãos em todo o país, sendo a maioria formada de trabalhadores estrangeiros provenientes da América ou Europa. O proselitismo é proibido no país. Assim, apenas os cristãos estrangeiros usufruem de uma aparente tranquilidade no país, mas não lhes é permitido compartilhar sua fé com a população local. O Islã faz parte da rotina da sociedade e já na Constituição do país há a proclamação de que o Islã é a única fonte do direito. É realmente um dos países mais enraizados no Islamismo. Apenas como exemplo dessa influência, a maioria das crianças mauritanas inicia sua alfabetização decorando o Corão. 

A Mauritânia está entre os países mais pobres do mundo e o nível de alfabetismo é alarmante. Menos de 5% da população completou o ensino médio. Com isto, mesmo que fossem oferecidas Bíblias à população, a maior parte não conseguiria ler. Isto se traduz inclusive na formação pastoral, pois muitos cristãos ainda trazem consigo algumas influências do islamismo, já que a incapacidade de ler não permite que se aprofundem no estudo da Palavra.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This