O povo Caliba (ou Kabyle) é um povo berbere que vive na região montanhosa da Cabília, no nordeste da Argélia – Norte Africano. A região a qual o povo Caliba pertence foi conquistada pelos Mulçumanos entre 670 e 700.

O povo vive entre as montanhas, algumas delas certa de 2100 metros de altura. Um povo acostumado a subir e descer, andar longas distâncias e a não se cansar fácil. Os Calibas vivem do pastoreio e do trabalho rural, as casas são feitas de pedras com telhado vermelho. A água vem de longe em jarros pesados que precisam ser carregados até o topo das montanhas.

Foto Mulher Caliba. Fonte: instagram.com/femme.kabyle/

Um povo robusto, independente, que ama a terra, são orgulhosos, perspicazes, leais e hospitaleiros. Um grupo em que a preservação da família é muito importante culturalmente, mas que tem cada vez mais enviado membros tão importantes da sua casa para outros países em busca de uma vida melhor para os que ficam.

Quase todos os argelinos são mulçumanos, mas ao converter ao islamismo os cabilas passaram por um sincretismo religioso que os permitiu manter as crenças tradicionais misturadas com o islamismo. Essa identidade religiosa é muito forte.

Desde a independência da Argélia os missionários cristãos foram expulsos do país e desde então não existe muita presença Cristão entre aquele povo. O povo Caliba ainda não foi alcançado com o evangelho e estima-se precisar de pelo menos 120 missionários pioneiros entre esse povo para que comecemos a ver uma igreja a ser plantada entre os calibas na Argélia e os que migraram para outras partes do mundo.

Hoje, o Novo Testamento já está disponível e o filme de Jesus, além de algumas produções de rádio e TV Cristã. Confira um vídeo de uma reunião do povo Caliba produzido pelo canal Sat7.

  •  Ore pelo término da tradução do Antigo Testamento para o povo Caliba.
  •  Ore por trabalhadores entre esse povo
  •  Ore para que o país reabra as portas para missionários
  •  Ore por força e coragem para os cristãos locais compartilharem o evangelho
  •  Ore por igrejas entre os cabilas na Argélia.

Com informações do Projeto JosuéWikipedia e vídeo por Sat7.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This