Todos nós sabemos que uma das tarefas diárias de um cristão deve ser, ler a Bíblia. Ela é o manual do fabricante, lugar onde encontramos os ensinamentos de Deus para nosssas vidas. Onde temos comunhão, onde nos alimentamos, aprendemos, enfim onde Deus fala diretamente com conosco. Mas, quem nunca teve dificuldade para ler? Quem nunca ficou com dúvida por onde começar? Hoje nós do Radar Missionário vamos publicar dois textos dedicados a esse assunto. Em comemoração ao Dia da Bíblia (2º domingo do mês de Dezembro)  estamos nessa semana com esse tema especial. Agora você vai ler um texto sobre a forma correta de ler a Bíblia e em outro artigo colocaremos os 10 passos de como ler a Bíblia e entendê-la mais facilmente.

A Bíblia é uma biblioteca composta de 73 livros, escritos em épocas distantes e de situações muito distintas. Imagine você chegando a uma grande estante de livros e pegar para ler o primeiro da prateleira. Essa leitura pode não dar certo. Da mesma forma, pode acontecer com quem começa a ler a Bíblia do livro do Gênesis. Em geral não passa do quinto livro. Desanima, não retorna mais e ainda diz que é impossível, que não dá para entender a Bíblia. É uma regra de ouro: a Bíblia se explica por si mesma. Por isso, um plano de leitura é muito importante e necessário. No início há muita coisa que a gente não entende, o que é natural. Não pare, vá em frente. À medida em que você for lendo, as coisas vão se esclarecendo umas às outras. Segue abaixo a proposta de um método de leitura para você conhecer a Bíblia através dela mesma, com breve explicação da ordem e da lógica do método proposto a partir do Novo Testamento:

1º) Primeira Carta de João: ela dará a você a certeza da salvação e o fará saber que Deus o amou e o escolheu. Uma escolha gratuita, amorosa, sem merecimento! É a mais linda realidade da vida.

2º) O Evangelho de João: “Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que crendo tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31). Apresenta ensinamentos, milagres e fatos da vida de Jesus para que não fique dúvidas quanto à sua identidade: Ele é o Cristo, o Messias esperado, o enviado do Pai.

3º) O Evangelho de Marcos: Apresenta uma visão global de toda a vida de Jesus.

4º) As pequenas Cartas de Paulo: Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossensses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteo, Tito e Filêmon. São Cartas que Paulo enviou às comunidades que ele mesmo iniciou e consolidou. Estando distante destas comunidades, ele complementa o seu trabalho através dessas Cartas. Devem mesmo ser lidas como cartas, com começo (introdução/saudação), meio e fim (despedida).

5º) O Evangelho de Lucas: Você já leu o Evangelho de João, mais teológico, o de Marcos, com uma narrativa mais viva e mais rápida, e agora vai ler o de Lucas, que apresenta narrativas mais detalhadas dos eventos que precederam o nascimento de Jesus e sua infância.

6º) Os Atos dos Apóstolos: É a continuação natural do Evangelho de Lucas, narrando a poderosa ação do Espírito Santo na vida dos apóstolos após a subida de Jesus ao céu, levando-os a dar início à Igreja de Jesus. Revela as ações e os prodígios realizados por homens e mulheres muito simples mas cheios do Espírito Santo.

7º) A Carta de Paulo aos Romanos: É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Apresenta um vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.

8º) Os demais livros do Novo Testamento: O Evangelho de Mateus, a 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Hebreus, a Carta de Tiago, as 1ª e 2ª Carta de Pedro, a 3ª Carta de João e a Carta de Judas. Por fim, o Apocalipse de São João, o livro da revelação. Tire da cabeça que esse é um livro complicado e difícil de se entender.

9º) Os livros do Antigo Testamento: Tendo lido todos os livros do Novo Testamento, o leitor já terá uma boa base para poder ler e entender o Antigo Testamento. Convém serem lidos em ordem cronológica, das origens até a vinda de Cristo, tal como sugere o quadro abaixo:

ORDEM DE LIVROS PROPOSTA PARA
A LEITURA BÍBLICA DIÁRIA

1 Novo Testamento

1. João (1ª e 2ª carta)
2. João (Evangelho)
3. Marcos (Evangelho)
4. Gálatas
5. Efésios
6. Filipenses
7. Colossensses
8. Tessalonicensses (1ª e 2ª carta)
9. Timóteo (1ª e 2ª carta)
10. Tito
11. Filêmon
12. São Lucas (Evangelho)
13. Atos dos Apóstolos
14. Carta aos Romanos
15. Mateus (Evangelho)
16. Coríntios (1ª e 2ª carta)
17. Hebreus
18. Tiago
19. Pedro (1ª e 2ª carta)
20. João (3ª carta)
21. Judas
22. Apocalipse

Das origens à Época dos Reis

23. Gênesis
24. Êxodo
25. Números (pule Deuteronômio e Levítico).
26. Josué
27. Juízes
28. Samuel (1º e 2º livro)
29. Reis (1º e 2º livro)

Os Profetas mais Antigos (datas antes de Cristo)

26. Amós (760)
27. Oséias (750)
28. Isaías: capítulos 1 ao 39 (740)
29. Miquéias (725)
30. Naum (625)
31. Sofonias (625)
32. Habacuc (605)
33. Jeremias (600)

No tempo do exílio

34. Lamentações
35. Ezequiel (580)
36. Abdias
37. Isaías: do capítulo 40 ao 55

Após o Exílio

38. Crônicas: saltando as genealogias de 1 a 9 (1º livro)
39. Crônicas (2º livro)
40. Esdras
41. Neemias
42. Ageu (520)
43. Zacarias (520)
44. Isaías: do capítulo 56 ao 66
45. Malaquias (440)
46. Joel
47. Jonas
48. Rute
49. Tobias
50. Judite
51. Ester
52. Eclesiástico
53. Cântico dos Cânticos
54. Jó
55. Eclesiastes
56. Macabeus (1º e 2º livro)
57. Baruc
58. Daniel
59. Sabedoria
60. Provérbios

Leis e Tradições Judaicas

61. Levítico
62. Deuteronômio

Os Salmos

Os Salmos devem ser lidos e trabalhados a qualquer tempo, independente de uma ordem. Leia sempre um Salmo. Faça o seu diário sobre ele sem receio de estar interrompendo a sequência. Salmo é como fruta: a gente come a qualquer hora, independentemente das refeições. E sempre faz bem.

 

Saiba mais sobre a leitura diária da Bíblia Clique Aqui

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.