Crescer em conhecimento para a glória de Deus - parte 2

Continuando as indicações de leitura, a seguinte é imperdível:

Jeannie-Marie. No outro lado da rua e em todo o mundo. Seguindo Jesus em sua vizinhança… e além.

Filha de missionários, a norte-americana Jeannie-Marie foi criada nas Filipinas, onde seus pais atuavam e aprendeu a amar Jesus e sua obra. Quando jovem, retornou para os Estados Unidos e constituiu família, sem nunca se esquecer da necessidade de espalhar o evangelho pelas nações. E foi assim que se inspirou para a escrita do livro que remonta à famosa fase do missiólogo canadense, Oswald Smith, “todos somos chamados: uns para o outro lado do mundo, uns para o outro lado da rua”, pela qual enfatiza que a tarefa missionária cabe a todo cristão.

E sob essa inspiração, a autora escreve o que pode ser denominado de um guia de treinamento para aquele que está se preparando para o campo transcultural. A partir de sua própria experiência, inicialmente no outro lado da rua, sua vizinhança com refugiados e estudantes estrangeiros na cidade de Phoenix, Arizona e, posteriormente, no outro lado do mundo, residindo em uma cidade da Índia com cerca de um milhão de habitantes, onde sua família foi missionária por alguns anos.

O livro está estruturado em três partes. A primeira é dedicada ao relato de sua própria atuação com refugiados e estudantes estrangeiros, aprendendo de sua inserção e adaptação no mundo americano, seus hábitos, costumes e referências culturais e diante disso, como apresentar Jesus a estes de modo criativo, discipulando e cultivando uma vida cristã saudável.  Em seguida, há uma abordagem que poderia ser denominada de mobilizadora em que a autora discute o que seja o QM – quociente de inteligência emocional – e incentiva seu incremento para que o leitor se torne um trabalhador do reino mais atuante tanto nos quesitos de mobilização, doação quanto de oração.

A terceira parte é fundamentada tanto na experiência que desenvolveu com muçulmanos, quanto na de outros missionários transculturais – aqui chamados de trabalhadores de campo de longo prazo – em diferentes lugares do mundo. Seu relato contribui para alcançar o que chama de experiência global, isto é, construir pontes desde nossa vizinhança até os confins da terra, fazendo discípulos para Cristo. De modo direto e assertivo, Jeannie-Marie demonstra as inúmeras estratégias possíveis para atuação e, simultaneamente, o perfil que o trabalhador de campo deve desenvolver para ser frutífero no propósito de Deus.

Por fim, mas não menos importante, o livro traz indicações úteis aqueles que querem alcançar pessoas para Cristo, em qualquer lugar, como teste de amadurecimento, plano de leituras, indicações de recursos e de material de apoio. Em linguagem fluida e dinâmica, a autora cativa o interlocutor, desafiando-o a seguir “Jesus em sua vizinhança… e além”.

Colunista: Sandra Mara Dantas

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This