A obra de Deus começa difícil, torna-se impossível e então é feita

“A obra de Deus começa difícil, torna-se impossível e então é feita.” Hudson Taylor

Taylor foi missionário inglês na China por 51 anos e fundador da OMF, Missão do Interior da China que chegou a ter mais de 800 obreiros. Ele enfrentou tremendos desafios e experimentou milagres.

Estamos nesta fase do impossível. Esta é a arena onde Deus é especialista em atuar. Estamos indo a Coreia do Sul em busca de parcerias estratégicas e temos consciência de que há uma grande discrepância cultural entre o Oriente e Ocidente a ser enfrentada.

Veja algumas realidades que temos visto nesta jornada:

– Um missionário coreano no Brasil me disse certa vez que brasileiro não aprende coreano.

– Um pastor coreano transcultural que morou no Brasil fez a sua tese de doutorado sobre o brasileiro. Ele disse que somos talhados para trabalhar como o povo do Norte. Uma das características que ele disse é que somos preguiçosos.

Ele enfatizou que uma característica nossa identificadora com o povo do Norte, devido sermos preguiçosos, apreciamos o toque pessoal e amamos jogar uma conversa fora.

Eu acrescentaria que a diferença no salário mínimo entre o Sul e nós chega a cerca de nove vezes em dólar. Isto mostra como somos observados.

Outra é que as igrejas do Sul ainda não digerem ver brasileiros atuando no Norte, pois eles os veem com todo o conhecimento, serem especialistas em treinamento, além de que tem a língua, tiveram a cultura, pois hoje é outra bem distinta, estão próximos, mas ainda não podem atuar dentro no Norte. Esperam uma abertura que no momento está escancarada para brasileiros.

Portanto como pode ver não é tarefa fácil fazer parceria e se não fosse o chamado claro do Senhor para o impossível desistiríamos facilmente.

Yang Liu mostra a diferença entre culturas oriental, ela mostra China e Alemanha; da hierarquia no local de trabalho, a forma de se locomover entre décadas, demonstração de raiva, e como é vista a sociedade entre idosos.

Diante dessas diferenças culturais preciso de muita graça para ser ouvido, recebido em igualdade para fechar parcerias com o objetivo de abençoar o povo sofrido e faminto do Norte.

Contamos com o seu imprescindível apoio nesta importante CAUSA.

HORIZONTES AMÉRICA LATINA – BRADESCO AGÊNCIA 1020 – CONTA 6880-2 – PIX CNPJ 59.958.983.0001-16

Colunista David Botelho

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This