No dia 18 de novembro de 2021 (próxima quinta-feira) acontecerá o MBB, sigla em inglês para Muslim Background Believer, que em português quer dizer Cristão de Origem Muçulmana. A MBB Global é uma mobilização de oração realizada pelo Ministério Al-Hayat em favor de cristãos de origem muçulmana que foram resgatados por Jesus Cristo.

Um pouco sobre o ministério Al-Hayat

A expressão árabe “Al Hayat”, que nomeia o ministério, significa “A Vida”. O ministério, que nasceu em 1988, é formado por uma equipe de pessoas dedicadas, de origem muçulmana e cristã, que desejam proclamar com ousadia o evangelho de Jesus.

A iniciativa surgiu inicialmente como um programa de rádio e produção musical, além de discipulado. Porém, em 2003 lançou o próprio canal televisivo, dedicado exclusivamente à transmissão de programas cristãos para o mundo inteiro.

A equipe do Radar Missionário conversou com o advogado e missionário Dagnaldo Pinheiro, que é o diretor da Al-Hayat no Brasil e que também faz parte do quadro geral de diretores da organização, sobre o surgimento do Dia Internacional de Oração Com e Por Cristãos de Origem Muçulmana e como tudo vai funcionar.

Radar Missionário: Como surgiu o Dia Internacional de Oração Com e Por Cristãos de Origem Muçulmana?

Missionário Dagnaldo: Essa foi uma decisão que surgiu após alguns anos conversas. Em 2019, diversas organizações internacionais foram capitaneadas pelo ministério Al-Hayat. A maioria dos líderes dessas organizações são ex-muçulmanos, dos quais partiu a ideia. Em resumo, chegaram à conclusão que a partir de 2020 o dia 18 de novembro passaria a ser o “Dia Internacional de Oração com e pelos Cristãos de Origem Muçulmana”.

No ano passado, tivemos pessoas orando em inglês, espanhol, francês, árabe e alemão. O Brasil foi o único país que fez 24 horas de oração. Na América Latina, convidamos a Junta de Missões Batista – eles assumiram a coordenação do dia 18 de novembro para essa localidade. Foram 12 países de língua espanhola que participaram conosco.

Esse ano vai ser um pouco mais amplo. Estamos trabalhando para que tenhamos um número bem maior de participantes. Em 2020, tivemos mais de 700 intercessores durante as 24 horas. Foi um número muito bom, pessoas de diferentes denominações e diferentes agências missionárias. Foram 24 horas com esse número de pessoas. É um milagre! A coordenação, é feita pelo ministério Al-Hayat, que transmitiu por 2 horas a programação ao vivo na TV iraniana, e foi assistida por 3 milhões e meio de pessoas nesse país.

Neste ano, vai acontecer 24 horas de oração nos países da América Latina. A Junta de Missões Batista, mais uma vez, assumiu essa responsabilidade e vai coordenar todo o processo.

E por que fazemos isso? Porque os ex-muçulmanos sabem que quando um muçulmano aceita a Jesus surgem muitos dilemas. A primeira coisa que ele pensa é: “Meu Deus, toda a minha vida fiel a essa fé. Toda a minha vida dedicada a isso e agora eu descubro que tudo isso era uma falácia. Tudo isso é fake. E agora?” Ele começa a sentir um vazio. Ele perdeu tudo o que tinha, tudo o que acreditava. E muçulmano não é como a gente que se diz cristão. Não. Eles são praticantes, devotos, apaixonados, dão a vida. Ele começa a olhar no retrovisor e ao ver seus ascendentes, pensa: “Todas essas pessoas estavam erradas. Se doaram, morreram, foram presas, torturadas e tudo isso é uma mentira”. Após isso, ele começa a imaginar que é a única pessoa na face da Terra que chegou àquela conclusão. É inconcebível na cabeça da maioria dos muçulmanos que alguém abandone o islamismo, porque é uma religião que apregoa a impossibilidade do erro. A rejeição e perseguição pela própria família e governo também. E o pior, depois de tudo isso, ele muitas vezes não se sente aceito entre os cristãos. Com o dia 18 de novembro queremos dizer: “Vocês não estão sozinhos! Existe uma igreja e existem milhares de outras pessoas que passaram pela mesma experiência. Vocês não são os únicos. Você não foi a primeira pessoa que teve essa ideia. Você não está abandonado. Existe uma família que te abraça. Existe um povo que te ama e que está orando por você. Prova disso é que separamos um dia do calendário para orar somente por vocês!”

Radar Missionário: Como um ex-muçulmano – diretor e fundador da Al Hayat teve a ideia de separar um dia do calendário para orar por ex-muçulmanos? Você sabe se ele teve uma visão ou um sonho ou Deus falou com ele?

Missionário Dagnaldo: Certamente Deus trouxe isso ao seu coração e ele começou a alimentar a ideia, porém também foi um resultado de sua própria experiência de vida. Viajando ao redor do mundo para prestar uma espécie de cuidado pastoral para ex-muçulmanos, ele notou que centenas de milhares deles têm essas marcas de sofrimentos e desafios. O pedido recorrente por onde quer que passe é o mesmo: “Ore por mim! Ore por curas”. Então, veio a percepção dessa grande necessidade. Com base nisso, ele começou a se inquietar com o desejo de criar um dia de oração.

Radar Missionário: Como funciona a vigília?

Missionário Dagnaldo: No ano passado a vigília foi dividida em 48 frações, ou seja, 30 minutos para cada uma das mais variadas agências missionárias, secretarias de missões, igrejas e lideranças do Brasil. Tivemos pessoas participando de norte a sul do país. Para esse ano dividimos em um número menor de frações. Cada grupo poderá acessar a sala, pelo link, no horário reservado para o seu momento de oração (é indicado que entrem com 10 minutos de antecedência). A ideia não é que o líder venha sozinho para orar, mas que traga com ele um grupo, o qual conduzirá a oração. O líder pode ficar à vontade para distribuir oportunidades entre os membros do seu grupo. Sempre pedimos que não se alonguem muito nos louvores ou pregações, pois o propósito principal é a oração. Teremos alguém da associação disponível para orientar cada uma das pessoas que estão assumindo os horários.

É importante destacar que no momento de oração é disponibilizada uma lista com motivos de oração. Essa lista não é uma revelação divina e, portanto, não precisa ser seguida à risca. No entanto, pedimos que a oração seja dentro dos motivos pontuados. O propósito é orar exclusivamente pelos ex-muçulmanos.

Radar Missionário: Quantos e quais ministérios participaram da última vigília?

Missionário Dagnaldo: Alguns ministérios que participaram foram: Junta Mundial de Missões (do Brasil), Jocum, Missão Kairós, Missão Frontiers, Senami, Secretaria de Missões da Assembleia de Deus de Imperatriz, Secretaria de Missões da Bahia, Secretaria de Missões de Salvador, Missão Horizontes. Além de várias igrejas, como: Assembleia de Deus (de vários lugares), Batista, Presbiteriana, Sal da Terra, Sara a Nossa Terra (de São Luís).

Radar Missionário: Qual a importância da vigília para os ex-muçulmanos e para a igreja?

Missionário Dagnaldo: No ano passado tivemos um momento com a participação de alguns ex-muçulmanos. Quando eles veem que existe uma igreja que está orando por eles, isso encoraja, cura, marca. É impressionante a reação e a gratidão deles e como eles recebem isso. Nesse cenário fica difícil saber quem sai mais abençoado: os ex-muçulmanos ou nós que nos propomos a orar. Essa atitude nos traz empatia, nos coloca no lugar dessas pessoas. Eu me lembro que no ano passado, um dos nossos motivos de oração era pelos filhos que foram abandonados pelos pais. Um pastor que estava conosco, mesmo tendo uma experiência de abandono em sua vida, ao ouvir as histórias de como essas pessoas são abandonadas e perseguidas pelos pais, teve seu coração quebrantado e reconheceu como esse ato é importante. Ele confessou que esteve muito distante de missões por anos, mas que nesse dia de oração houve um despertar na sua vida e igreja. Então, é um momento bom para a igreja, porque aviva, desperta e chama a atenção para uma realidade que é vivida por milhões e às vezes é ignorada por nós.

Nas redes sociais da organização, é possível ter acesso a todas as escalas de oração do dia 18 e a todos os pedidos de oração.

Link Zoom para acesso à sala de oração: CLIQUE AQUI

ID da Reunião: 874 0739 8885

Senha: 365624

 

Acesse! Participe! Se envolva! Ore! Nossos irmãos ex-muçulmanos carecem das nossas orações e contam conosco neste momento.    

Canais Oficiais:

Instagram: @alhayat.brasil

Facebook: Al-Hayat Brasil

Youtube: Al-Hayat Brasil

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This