Água Alegria - Moçambique

O Projeto Água Alegria, desenvolvido em Moçambique, é liderado pelos missionários Natália e Willian. Ela, aos 28 anos de idade, é graduada em administração de empresas, com especialização em organização não governamental – ONG, responsabilidade social e terceiro setor. Ele, aos 37 anos de idade, é um missionário experiente e mecânico de refrigeração eletricista. Abaixo, eles contam para nós mais um pouquinho sobre essa linda obra missionária.

INTRODUÇÃO
Quando ainda estávamos noivos, decidimos que após o casamento, dedicaríamos um ano exclusivamente para o nosso casamento, o que foi maravilhoso: crescemos, amadurecemos, viajamos, descobrimos novas coisas, enfim, “comemos mais de um quilo de sal juntos”. Nesse período acompanhamos os trabalhos em Moçambique, através da ONG Missão África e de outros pastores parceiros na obra. Na ocasião levantamos ofertas, oramos e fomos usados pelo Espírito Santo, para consolar nossos irmãos que vivenciavam momentos de grandes dificuldades, na cidade do Dondo (Moçambique).
Ao início do ano de 2019, a província de Sofala, em Moçambique foi castigada com o ciclone IDAI, que colocou fim à vida de centenas de pessoas e deixou milhares delas, desabrigadas. No corrente ano a Pandemia do Covid-19 trouxe consigo desesperança e medo para a população do lugar, o qual se pereniza a carência em todas as áreas.
Ao início do mês de Junho de 2020 recebemos um convite da ONG Missão África, para recebemos um convite para retornar a Moçambique, eu fui convidada a
gerenciar os projetos da ONG, William continuaria a desenvolver projetos na área da saúde, educação e cursos profissionalizantes o seu projeto Água Alegria, na cidade onde havíamos trabalhado em 2018. O recebemos como uma confirmação em relação ao que Deus vinha falando em nossos corações há alguns meses. A vivência na Obra Missionária nos propiciou experiência e com ela, a ciência de que os desafios são grandes e numerosos. Assim sendo, entendemos que se faz necessário ao missionário, maturidade, responsabilidade, sabedoria, autoridade do Espírito Santo e proteção espiritual, mas cremos num Deus forte e poderoso, que tem nos habilitados e nos capacitará para o que ainda não experienciamos, tanto no campo físico, como espiritual. Nossa intimidade e fidelidade com o guarda de Israel, sua misericórdia e as orações das igrejas nos protegerão. Nosso Deus não descansa.
Deus guiará nossos passos e nos ajudará a cumprir o Ide de Jesus, anunciando a sua glória entre os povos e levando o seu amor aos lugares mais remotos e esquecidos por uma sociedade egoísta. Propiciará a esses povos a percepção de que existe outro caminho e que somente o amor de Deus pode curar esse mundo.
Daí a necessidade de o anunciarmos até que ELE venha. “Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos as suas maravilhas” (Salmos 96:3).

ÁREAS DE ATUAÇÃO
Temos projetos voltados às áreas de: educação (com reforço e alfabetização de jovens e adultos); nutrição (cursos de culinária familiar) profissionalizantes, objetivando incutir princípios bíblicos, amor, respeito, ou seja, pretendemos promover o amor Deus, por meio de assistencialismo, em cumprimento a Mateus 25:35 – 36, que diz “Porque tive fome e destes-me de comer; tive sede e destesme de beber; era estrangeiro e hospedastes-me; Estava nu e vestistes-me; adoeci e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver”.

CURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
A educação traz dignidade. Muitos jovens se viram obrigados a abandonar a escola, ainda durante a infância, para trabalhar e ajudar a família; outros não tiveram nem a oportunidade de ingressar na vida profissional, devido à gravidez precoce, a responsabilidade de cuidar da casa, das plantações, entre outros. A pobreza extrema, associada a uma política fraca e escolas em situações precárias, são fatores que contribuem para esses índices no país.
Nosso desejo é atender as comunidades carentes que ficam os arredores da cidade do Dondo, vamos ensinar os primeiros passos ler e escrever, depois encaminharemos esses alunos a escola do governo para darem continuidade aos seus estudos, o povo moçambicano precisa voltar a sonhar.

REFORÇO ESCOLAR
Infelizmente em Moçambique a educação não é para todos, 80% dos alunos matriculados entre a 2° e 5° não sabem ler, não conseguem reconhecer os numerais nem as letras do alfabeto, salas superlotadas, a falta de professores capacitados contribui para esses dados.
Reforço Escolar, um simples projeto com o objetivo de mudar a vida de crianças e adolescentes, que sonham com um futuro melhor. Ministrávamos a palavra de Deus, concomitantemente às aulas, trabalhamos com crianças de 7 a 12 anos de segunda a quinta, levamos esperança, amor de Deus é oportunidade de um futuro melhor.

CURSO DE CULINÁRIA: NUTRIÇÃO FAMILIAR
Em Moçambique, a agricultura é atualmente, a atividade econômica de maior importância para o país, por ser aquela que garante à subsistência de 80% da população, dada a qualidade de terra arável excelente para a agricultura. As mulheres representam 90% da população agrícola. Elas plantam para sustentar suas famílias; algumas são empreendedoras: vendem os seus produtos nas feiras e à beira das estradas.
Mesmo cercados de alimentos saudáveis, problemas com Desnutrição, Anemia, Colesterol alto, diabetes, entre outras doenças são recorrentes nas comunidades. A alimentação é basicamente arroz e farinha de milho (Chima). Algumas famílias utilizam legumes e verduras, mas o mal preparo do alimento, faz com que os seus nutrientes se percam durante o processo.
Começamos com o projeto “homens na cozinha”, temos mobilizados os nossos irmãos moçambicanos acabando com um mito aqui em Moçambique de que homens não entram na cozinha.
Com as mulheres temos fornecidos receitas com ingredientes que elas têm acesso no seu dia a dia, no centro Nutricional onde eu trabalho em parceria com a ONG Missão África ensinamos a importância de cada alimentos e como uma alimentação saudável pode mudar a vida delas.

CURSO PROFISSIONALIZANTE
A maioria dos jovens em Moçambique não tem motivação para entrar no mercado, a falta de profissionais capacitados leva as empresas a buscarem mão de obra fora da região e até mesmo em outros países, como Zimbábue, por exemplo.
Nesses últimos seis meses, ensinamos pintura, elétrica, construção civil e marcenaria os nossos jovens tiveram a oportunidade aprender uma profissão.
Os homens moçambicanos precisão de discipulado e amor. Faz-se necessário, não apenas ministrar cursos, mas fazer deste momento, um culto de louvor e agradecimento a Deus.

NÃO PARAMOS POR AQUI
Além dos projetos acima, fazemos a distribuição de cestas básicas, para órfãos, idosos e gestantes, garantimos a alimentação de seis família todos os meses.

Temos um trabalho com os casais, onde damos aconselhamentos, falamos sobre a fidelidade e como e possível ter um casamento abençoado em Deus.
Iniciamos uma célula de homens, que tem sido uma benção são muito os testemunhos, Deus tem feito maravilhas.
Natalia trabalha como gestora de projetos da ONG Missão África, ela coordena Centro Nutricional, Escola infantil e Laboratório de Malária.

CONTATO PESSOAL
William Marques de Carvalho
WhatsApp: +258 873350020
Natalia Batista Marques de Carvalho
WhatsApp: +258 874050020
E-mail: nataliasilva155@gmail.com
Fecebook: Agua Alegria
Instagram: @aguaalegria

CONTRIBUA COM OS NOSSOS PROJETOS!
Dados Bancários
Caixa Econômica Federal
Agência: 0584
Conta Poupança: 37654-8
William Marques de Carvalho
Pix Itaú
CPF – 749.743.352-00
William Marques de Carvalho
Pix Bradesco
+55 11 963242334
William Marques de Carvalho
Pix Banco do Brasil
aguaalegria@hotmail.com
William Marques de Carvalho

“Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos.”
Salmos 67:3

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This