Refugiados

O Dia Mundial do Refugiado (20 de junho) surgiu em 2000. Criada pela ONU, a data visa homenagear milhões de pessoas que são forçadas a sair de suas casas ou mesmo países para fugir de guerras, crises econômicas e perseguições.

Segundo relatório da ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, mais de 82 milhões de pessoas foram deslocadas à força, incluindo mais de 26 milhões de refugiados. A ONU conclui que nos últimos anos os deslocamentos forçados continuam aumentando em todo o mundo mais rapidamente do que a migração voluntária.

O Brasil está entre os países com maior número de pedidos de asilo, atrás apenas dos Estados Unidos, Peru, Alemanha, França e Turquia. Muitos destes pedidos são histórias de pessoas que saíram de suas terras deixando atrás de si um passado de ruínas, escombros e cinzas.

O pequeno país do Líbano, localizado na extremidade leste do Mar Mediterrâneo, já recebeu mais de 1,5 milhões de refugiados. Esse número corresponde a mais de 30% da sua população. São famílias que buscam um local seguro e de paz para viver.

Os refugiados devem ser abraçados pela Igreja de Jesus. A experiência histórica tem mostrado que, à medida que as pessoas migram, atravessando não só fronteiras geográficas, mas também barreiras linguísticas e culturais, tornam-se abertas a novas ideias, novos padrões de pensamento e novas perspectivas de vida. Muitas vezes as velhas pressões sociais que estavam presentes no próprio país de origem estão ausentes. Isso pode favorecer o conhecer e compartilhar sobre o evangelho de Jesus Cristo, que é o poder de Deus para dar às pessoas uma nova esperança e um futuro.

Com isso, os refugiados representam uma oportunidade para os cristãos agirem com hospitalidade, justiça e generosidade. Eles ensinam coragem e resiliência por, mesmo sendo forçados a abandoar suas casas e iniciar tudo novamente em outro local, não desistirem. Ore para que os conflitos e instabilidades sejam parte do passado dessas pessoas, e faça sua parte para que elas tenham novas oportunidades.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This