Por pastor Marco Feliciano

A leitura da Palavra de Deus é extremamente importante para quem almeja ter um relacionamento com o Criador. Por isso, gostaria de sugerir algumas dicas para você aprenda a ler e entender a Bíblia, sempre com a ajuda do Espírito Santo, pois foi através dela que eu obtive sabedoria.

Ler a Bíblia de capa a capa não é algo tão difícil como parece, mas é preciso dedicação e planejamento. Conheça agora 10 técnicas que utilizo para ler a Palavra de Deus:

1. Não leia por horas, mas divida sua leitura em períodos curtos, não mais do que meia hora de leitura, por duas ou três vezes ao dia. Ler por muitas horas seguidas pode ser cansativo e você pode acabar não aprendendo ou não prestando atenção nos textos.

2. Não leia se estiver cansado ou estressado. Você quer entender a Palavra de Deus e crescer em conhecimento. Ler por ler é o mesmo que não ler! Então, não leia se você estiver desconcentrado.

3. Não é preciso reler a passagem que acabou de ler. Muitas pessoas voltam alguns versículos, na tentativa de entendê-los, mas isso pode se tornar um hábito e você irá reler sempre, sem ao menos se dar conta disso.

4. Você precisa de um dicionário. Não adianta ler e ignorar as palavras que não entender. Por isso, leia sempre com um dicionário em mãos.

5. Não pesquise durante a leitura. Não faça pesquisas exaustivas sobre temas específicos dos versículos que estiver lendo. Você pode anotar e depois pesquisar ou estudar sobre o tema, mas não faça isso durante sua leitura, pois isso irá cansá-lo.

6. Ao iniciar as pesquisas tenha em mãos um dicionário bíblico, um atlas bíblico, uma concordância bíblica e um comentário bíblico. Estes materiais de auxílio tornarão sua pesquisa mais detalhada e ajudarão no entendimento dos textos do Livro Sagrado.

7. Use mais de uma versão da Bíblia Sagrada quando estiver pesquisando os trechos que teve dificuldade de entender. É recomendado a Bíblia nas seguintes versões: Almeida Revista e Corrigida (ARC), Almeida Corrigida e Fiel (ACF), Almeida Revista a Atualizada (ARA), Almeida Século XXI, Nova Versão Internacional (NVI) e Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

8. Comece sua leitura pelos evangelhos, pois desta forma será mais fácil a contextualização dos textos. A leitura dos livros de Mateus, Marcos,  Lucas e João ajudará o leitor a entender sobre a origem do cristianismo e os princípios da fé cristã. Como forma complementar o leitor pode ler Atos dos Apóstolos, que narra o início da igreja primitiva.

9. Compartilhe com alguém o que tem aprendido com sua leitura, pois desta forma facilitará a memorização do conhecimento que tem adquirido com a leitura da Bíblia Sagrada. Se possível participe de grupos de discussão e debate ou pesquisa por temas específicos da Bíblia, tais como doutrinas, costumes, cânon das escrituras, entre outros.

10. Faça o download de uma versão em áudio da Bíblia, pois desta forma você poderá acompanhar as narrativas lendo os textos, facilitando ainda mais sua concentração para o aprendizado da Palavra de Deus. Há versões em áudio da Bíblia disponível para baixar gratuitamente, basta uma rápida pesquisa na internet.

 

Texto: Pastor Marco Feliciano, conheça mais sobre o autor clique aqui

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This