“Quando estou entre os fracos na fé, eu me torno fraco também a fim de ganhá-los para Cristo. Assim eu me torno tudo para todos a fim de poder, de qualquer maneira possível, salvar alguns. Faço tudo isso por causa do evangelho a fim de tomar parte nas suas bênçãos. Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. Por isso corro direto para a linha final.Também sou como um lutador de boxe que não perde nenhum golpe.Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela”. (1 Coríntios 9.22-27 NTLH)

Em 2018, a Copa do Mundo de Futebol será realizada na Rússia. O maior evento esportivo do mundo vai reunir milhões de pessoas no país que é o maior do mundo em extensão territorial. A Rússia tem mais que o dobro do tamanho do território do Brasil e uma população um pouco inferior à brasileira (pouco mais de 213 milhões) em número de habitantes. Durante este período muitos cristãos vão estar no Leste Europeu não para ver os jogos de futebol, mas para plantar a semente do Evangelho e conquistar vidas para o Reino de Deus.

Mas, você sabe como vivem os missionários que estão tempo integral na Rússia? Sabia que na Rússia há uma lei aprovada pelo presidente Vladimir Putin, em 2016, que impõe restrições aos missionários e aos trabalhos de evangelização? A chamada Lei Yarovaya (mesmo sobrenome da parlamentar que a elaborou) seria um “pacote de medidas de combate ao terrorismo”. No entanto, a legislação inclui medidas que afetam a atividade missionária em toda a Rússia. Por exemplo, qualquer pregação ou atividade evangelística de pessoas que desejam compartilhar sua fé com os outros, devem primeiro receber uma autorização do governo por meio de uma organização religiosa registrada.

Vários processos já foram instaurados contra cristãos na Rússia. E são variados os motivos das ações ajuizadas com base na nova lei. Segundo dados do Slavic Center for Law and Justice, organização não governamental que busca proteger a liberdade religiosa na Rússia, 56% dos casos referem-se à violação das regras para o trabalho missionário. A Forum 18, organização norueguesa de Direitos Humanos que atua em defesa da liberdade religiosa, divulgou uma lista envolvendo 193 casos registrados contra pessoas e organizações ligadas a diversos segmentos religiosos, especialmente cristãos, entre julho de 2016 e julho de 2017. Por mais que a Rússia não apareça na maioria dos rankings mundiais de intolerância religiosa, os reflexos da nova lei têm sido vistos como um retrocesso à liberdade de crença no país. Vale lembrar que durante 70 anos (1921-1991) a Rússia integrava a União Soviética e vivia sob um regime comunista. Nesse período, imperava o ateísmo e as propriedades religiosas, os templos e cultos não eram permitidos. Muitos desses locais foram confiscados ou até mesmo destruídos, enquanto o culto a alguma religião se tornou um ato clandestino. Após o fim da União Soviética, em 1991, a prática religiosa voltou a ser livre.

Na Rússia, o cristianismo ortodoxo é a religião dominante, com cerca de 100 milhões de seguidores, número que equivale a 70% da população. A Igreja Ortodoxa é considerada uma igreja cristã, com uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas como o termo mesmo diz, possui uma doutrina mais rígida.
Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2014, muitos do que se denominam ortodoxos não freqüentam a igreja regularmente (63%). Para eles, a religião é mais um símbolo, uma identidade.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This