Se você tivesse conhecido Helen Berhane quando era criança, não diria que ela seria o tipo de pessoa que acabaria na prisão. Sua infância em Asmara, na Eritreia, foi muito tranquila. Nascida em uma família cristã, Helen sempre sentiu que Deus havia lhe dado o dom especial de cantar. Conforme crescia, Helen começou a cuidar de idosos e doentes, falando sempre do evangelho de Cristo para cada um.

Depois de um casamento terminado pelo marido, Helen abriu um salão de beleza para ajudar as mulheres e falar sobre sua fé. Aos poucos, ela ficou conhecida como cantora e muitas igrejas faziam convites. Na época, não era proibido ser cristão na Eritreia. Helen então conheceu outro cantor cristão que estava produzindo um filme intitulado O evangelho é a cura para a terra. Esse filme ficou muito conhecido entre os jovens.

Um dia, no verão de 2000, Helen viu muitas pessoas sentadas na escadaria da principal igreja de Asmara, e sentiu que deveria pregar para aquelas pessoas. A nação estava sofrendo por causa da instabilidade política e Helen sentiu que deveria falar sobre o consolo que há no Senhor.

A polícia secreta estava entre aquelas pessoas, e os oficiais acusaram Helen de falar contra o governo. Ela foi levada para a delegacia, onde foi informada de que, se negasse sua fé, poderia sair sem nenhum problema. Helen recusou, dizendo que havia liberdade religiosa no país. A partir daí, a vida de Helen nunca mais foi a mesma. Iniciou-se uma sequência de detenções e prisões por curto período, sempre alertando Helen de que deveria abandonar sua religião. Ela se manteve firme, até que foi levada para uma das mais terríveis prisões do país.

Ao chegar ao local, Helen descobriu que a prisão não era formada por celas, e sim contêineres de metal com cerca de 6 metros, onde viviam 19 pessoas, em condições sub-humanas.

Helen sofreu muitas torturas, a ponto de quase perder sua vida. Até hoje, ela carrega em seu corpo as sequelas dos mais de dois anos em que passou no contêiner de metal. Quando estava prestes a morrer, Helen foi levada ao hospital na tentativa de se recuperar dos ferimentos graves em suas pernas, coluna, nuca e cabeça. Lá, ela pode rever sua família pela segunda vez em mais de dois anos. A cristã recebeu permissão dos médicos para voltar para sua casa, mas depois de ser ameaçada muitas vezes, decidiu que a única solução seria mudar de país. Helen conseguiu asilo na Dinamarca, onde começou a reestruturar sua vida.

Em todo o tempo que esteve na prisão, e agora mais ainda, em liberdade, Helen Berhane nunca negou sua fé em Jesus ou desistiu de pregar o evangelho.

Fonte: www.eritreialivre.org.br

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This