“Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados” (Pv 31.8,9)

Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados (3º setor: ONG – Organização Não Governamental, Entidades Filantrópicas sem fins lucrativos, Fundações, Organizações religiosas e outras), que visam assegurar determinado direito de cidadania, para todos os brasileiros ou para um determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. Assim sendo o Brasil tem políticas públicas quase em todas as áreas que envolvem o dia a dia de um cidadão.

Podemos citar como exemplo as PP educacionais (Creches- Pré-escola – Ensino Fundamental – Médio (ENEM) – Superior (Universidades públicas e financiamentos para particulares – FIES- quotas) e cursos profissionalizantes); políticas públicas de saúde (SUS – medicamentos genéricos- saúde física – bucal – sexual- reprodutiva); PP de moradia (Caixa Econômica); PP de proteção: às crianças (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente), idosos, deficientes (inclusão e acessibilidade), mulheres, indígenas, negros, quilombolas, estrangeiros, trabalhadores ( INSS – Instituto Nacional do Seguro Social); PP para empresas (BNDE – Banco Nacional de Desenvolvimento – Banco Central); PP transporte, combustível (petróleo – energia elétrica – álcool); PP de segurança (defesa do cidadão, do patrimônio público, das fronteiras, do sistema prisional (cárcere – regeneração e reinserção na sociedade);PP de cultura, comunicação, lazer, esportes, sustentabilidade do planeta e outras.

Os programas das Políticas Públicas são realizados com dinheiro público obtido através das taxas, multas e impostos e também com verbas e empréstimos advindos de instituições internacionais (UNESCO, Banco Mundial, FMI e outros), sendo todos os recursos previstos no Orçamento Geral da União.

As políticas públicas têm o objetivo de diminuir a diferença social entre as classes e o Brasil vivência uma fase de investigações pela Polícia Federal de grandes rombos nas verbas destes recursos através de desvios ou superfaturamento das ações dos programas. para pagamento de propinas.

O escritor e teólogo Rubens Múzio afirma em relação a participação e cidadania da Igreja: “Seu envolvimento na arena pública é confissão de sua missão”. Assim sendo oremos para que os crentes conscientes de sua responsabilidade e compromisso social se reúnam para praticar ações, projetos e programas sociais sob o mesmo emblema, cumprindo a missão integral da igreja.

  • Que Deus permita que nosso povo seja realmente beneficiado pelas Políticas Públicas diminuindo cada vez mais as diferenças sociais e aumentando a qualidade de vida do brasileiro.
  • Que a igreja possa atuar em programas e ações das Políticas Públicas cumprindo assim sua responsabilidade social levando o Evangelho Integral aos perdidos e atuando nas áreas: espiritual, social, educacional, esporte, saúde e negócios de maneira a oferecer a sociedade em que esta inserida, atendimento e ações sociais que transformem vidas.
  • Que o Espírito Santo atue na consciência dos diferentes atores das Políticas Públicas de maneira a impedir programas que afastem o brasileiro dos caminhos do Senhor (como por exemplo a aprovação do aborto).

 

ELY PASCHOALICK, educadora e consultora em comportamento humano, possui formação em Administração Escolar, com especialização em consultoria Organizacional e Educacional.

Atua profissionalmente desde 1968 tendo ministrado treinamentos, cursos, encontros, workshop e palestras para escolas, prefeituras, empresas e instituições religiosas.

Ely viaja trabalhando em igrejas evangélicas com programas específicos para 6 públicos (Líderes – Pais – Professores – Jovens – Casais e  Agentes Missionário).

Paschoalick é membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus ministério Missões aos Povos (Uberlândia – MG) onde é voluntária na liderança do Movimento Infanto-Juvenil missionário SEMAPINHO do SEMAP (Serviço de Missões aos Povos) tendo fundado e atuado como editora executiva da Revista “ VISÃO MISSIONÁRIA” por mais de 15 anos.

 

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This