O Radar Missionário entrevistou Edilaney Duarte que trabalha com capelania empresarial e nos contou como anda essa atividade no Brasil, as expectativas, as novidades e dificuldade desse ministério.

  • Como você analisa a capelania empresarial no Brasil?

Entendo que ainda não temos um ministério de Capelania Empresarial no Brasil com o “jeito” que nós queremos ser; é possível haver, mas não conheço. Sei de iniciativas pontuais em algumas empresas, mas um ministério que tenha corpo e atenda qualquer empresa interessada, independente do tamanho, e que vise o benefício das pessoas relacionadas com ela, funcionários, empresários, seus familiares, fornecedores e clientes, eu não da existência por aqui. Assim não tenho como analisar a Capelania Empresarial como um ministério abrangente; porém vejo que existem grandes oportunidades de crescimento para ministérios como esse que estamos implantando, visto que nosso público alvo pode ser superior a 20 milhões de trabalhadores. É preciso que haja excelência no trabalho realizado na certeza de que o Senhor está na frente de nossos esforços.

  • Quais são as maiores dificuldades?

Vejo duas grandes dificuldades que se igualam, conforme minha experiência. É difícil encontrar empresas dispostas a experimentar nosso trabalho e é difícil encontrar capelães dispostos ao exercício do serviço. Em outras palavras, as dificuldades estão nas duas pontas de um fio imaginário; quando há empresas dispostas a abrirem suas portas para a capelania e, paralelamente, encontramos um capelão que queira servir ali, tudo fica fácil. Basta amarrar as duas pontas do fio.

  • Quem é o público alvo e que tipo de benefício esse recebe?

1 – O público alvo é primeiramente os trabalhadores em uma empresa, sejam operário de piso de fábrica ou funcionários administrativos. Os familiares destes constituem-se também em público alvo. Não podemos nos esquecer que o empresário e sua família também são objetos dos cuidados prestados.

2 – Os benefícios estão centrados em estudos, reflexões e discussões sobre princípios bíblicos para uma vida plena; esses princípios são os que se vê na tradição judaico-cristã como: perdão, paciência, amor, simpatia, sentimento de time, esperança, fé e tantos outros que os cristãos conhecem. Esses princípios, quando entendidos e aplicados tendem a modificar vidas, tanto no ambiente familiar como de trabalho e podem trazer modificações positivas nos relacionamentos dos envolvidos. Um exemplo de benefício se mostra quando o capelão, ao atender filho ou mãe de funcionário que esteja no hospital, o faz como um representante da empresa. O funcionário sente-se beneficiado porque o ‘patrão’ se importou com sua família e o empresário sente-se beneficiado pelo reconhecimento de seu funcionário.

3 – Sabemos que o benefício maior está no fato de que a Palavra de Deus está sendo pregada no ambiente empresarial e traz a este ambientes um novo ‘coração’.

  •  De que forma esse trabalho poderia expandir no Brasil?

É um ministério que tem se expandido em outros países, principalmente nos Estados Unidos. O ‘Marketplace Chaplains” (vide site mchapusa) atende na América do Norte um número acima de 580 mil pessoas. Há outras organizações ali e também na Inglaterra e Austrália que são ativas e beneficiam a muitos funcionários; veja o site do Marketplace Connections da Austrália. Finalmente, nos EUA esta é um tendência crescente. Porque não seria no Brasil? Por outro lado empresários brasileiros estão mais abertos à alguns temas como ética, ecologia, sustentabilidade e envolvimento social; creio que estão se abrindo ao tema espiritualidade também. Veja que entre livros de cabeceira de alguns executivos, está listado ‘O Monge e o Executivo’ e muitos gurus da fé ganham muito com palestra motivacionais. Creio que este é o momento para que cristãos comprometidos abracem esta causa, ou seja, levar o estudo da espiritualidade bíblica para o meio corporativo.

edilaney

Edilaney Duarte é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil trabalhando com Capelania Empresarial, cujo objetivo é beneficiar pessoas ligadas a uma empresa associada, funcionários e empresários, através de aconselhamento e reflexões base valores judaico-cristãos para uma vida feliz. Membro do Conselho Presbiteriano de Capelania e Secretário da Ordem Nacional de Capelania Cristã.

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This