Assim como no Brasil, onde os comerciantes fecham as portas aos domingos para descanso, em Brunei, país localizado no Sudeste asiático, as empresas e o comércio também tinham essa prática. Porém, eles estão sendo pressionados pelas autoridades local a fechar os estabelecimentos às sextas-feiras, e não aos domingos, como de costume. A mudança faz parte da primeira fase da introdução da lei sharia no país, medida que concretiza ainda mais o islamismo. Vale lembrar que Brunei está na 27ª posição na Classificação da Perseguição Religiosa em 2015, em comparação com a 24ª colocação em 2014.

Para Daniel, que é analista de perseguição da missão Portas Abertas, o cenário é alarmante. “Em Brunei, a principal fonte de perseguição é o extremismo islâmico e, nos últimos anos, a situação dos cristãos tem continuado a deteriorar-se ligeiramente, mas de forma constante. O principal aliado do extremismo islâmico agora é o sultão, de 67 anos de idade, que quer deixar para trás a herança das empresas, que inclui uma herança espiritual.”

Daniel lembra que a implementação de novos estágios da lei sharia vai aumentar ainda mais a pressão sobre os cristãos, além de já estar fazendo com os cristãos imigrem do país. “Se isso soar bem aos cristãos e eles começarem a imigrar, a igreja se enfraquecerá”, lamenta o analista.

Além desse cenário complicado, as coisas podem piorar ainda mais. Tudo porque a pena de morte pode voltar após 60 anos sem ser praticada. “Como também acontece nas Maldivas, os mais rigorosos estão tomando uma postura ainda mais conservadora a respeito do islã. Anunciaram que irão impor a pena de morte mais uma vez, 60 anos depois de não usar mais essa prática. O presidente anunciou que essa etapa é necessária para “salvar o islã e impor a sharia”. Esta é uma atitude de extrema pressão já existente nas Maldivas. Oremos para que a pequena comunidade de cristãos seja capaz de permanecer oculta e firme.”

 

Texto Radar Missionário com informações da missão Portas Abertas

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This