Foi realizado ontem (28/10), um culto na Ilha de Villegagnon (RJ),  local do primeiro culto protestante realizado no Brasil em 10/03/1557,  visando o encerramento das comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante. O evento, promovido pela CPAD, em parceria com a CGADB, foi um momento especial para todos aqueles que estiveram presentes e puderam vivenciar os primeiros passos do protestantismo em terras brasileiras.
O auditório da Escola Naval ficou lotado de pastores, líderes e centenas de membros das igrejas Assembleias de Deus, e diversas denominações, que estiveram presentes ao local para vivenciar momentos da história do Evangelho em terras brasileiras.

O mestre de cerimônia, pastor Claudionor de Andrade, consultor doutrinário e teológico da CPAD, iniciou a celebração explicando a importância do evento para a igreja brasileira. “Estamos aqui para celebrar os 500 anos da Reforma Protestante, comemorada em 31 de outubro, e também a realização do primeiro culto protestante realizado no Brasil. A partir de agora, este auditório passa a ser a Casa de Deus. Vamos celebrar e adorar ao Único que é digno de adoração e louvor”. Na sequência, o pastor Paulo de Carvalho, presidente da Ceader, fez a oração inicial.

Na abertura do evento, a Banda da Escola Naval da Marinha do Brasil executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Nacional da França. Em seguida, a apresentação do vídeo Rio 450 Anos que mostrou um pouco da história da Cidade Maravilhosa, com o início da colonização.

A história do primeiro culto protestante nas Américas e dos primeiros mártires evangélicos foi apresentado por um jogral formado por funcionários da Casa Publicadora. Durante o jogral, a participação dos cantores Patrícia Monção e Alessandro Carvalho Rocha, acompanhados da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, sob a regência do maestro Ronaldo de Almeida, major músico da Polícia Militar.

A mensagem da manhã foi ministrada pelo pastor Esequias Soares, presidente da Comissão de Apologética da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). Baseado na epístola de Paulo aos Romanos 1.16-17, ele falou sobre a fé que nos move. O pastor explicou sobre a importância desse texto para os cristãos e sobre a importância dos primeiros reformadores. “Havia uma angústia muito grande das pessoas que queriam servir a Deus, mas tudo o que eles faziam , parecia não ser suficiente (referindo-se às práticas que eram adotadas pela Igreja Católica), como penitências, sacrifícios e salvação pelas obras”.

O prefeito  Marcelo Crivella, esteve presente na cerimônia e falou da alegria de participar do evento, da importância da comemoração, e saudou a todos os presentes. “Estamos aqui hoje para celebrar o início da nossa fé que foi plantada neste local pelos nossos irmãos que morreram pelo Evangelho. Foi com sacrifício que os mártires da Ilha de Villegagnon nos legaram a fé que temos hoje. Eu celebro com vocês esses momentos que estamos vivendo aqui hoje, e glorifico a Deus pela história que a igreja brasileira vem escrevendo ao longo desses anos”.Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor executivo da CPAD, fez os agradecimentos finais a todas as autoridades presentes e convidados, entre eles, o Contra-Almirante, Newton de Almeida Costa Neto, comandante da Escola Naval, que cedeu o espaço para a realização do evento.

autoridades2

A oração final foi conduzida pelo pastor Rolf Rieck. Em sua palavra, o pastor da Igreja Luterana do Rio de Janeiro, destacou a participação e o envolvimento da igreja brasileira neste momento histórico que está sendo celebrado em todo o mundo. “Estes 500 anos da Reforma Luterana ou da Reforma da Igreja, propriamente dita, está unindo não só a religião, mas toda a transformação que isso trouxe para o mundo todo. Nós nos sentimos honrados em participar, junto com a Assembleia de Deus e outras denominações”, enfatizou o pastor Rolf, parabenizando às Assembleias de Deus e a CPAD pela iniciativa.

Fonte: CPAD News

 

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This