Um estudo da Fundação Nacional de Leitura Infantil, realizada nos Estados Unidos, revela que as crianças que têm contato com os livros desde bebezinho se tornam muito mais preparados para os estudos, para o trabalho e para a vida. Segundo a pesquisa, cada ano que as crianças de zero e cinco anos passam ouvindo historinhas e folheando livros equivale a 50 mil dólares a mais nas suas rendas profissionais futuras.

No Brasil, uma pesquisa realizada pela Fundação Itaú Cultural em parceria com o Datafolha, aponta que é praticamente consenso entre a população brasileira a importância de incentivar crianças de até cinco anos a gostar de ler. Dentre os entrevistados, 81% dos pais reconhecem a importância da leitura na construção do perfil social, ético, intelectual e cultural de suas crianças e 30% afirmaram que esse hábito ajuda na preparação par ao mercado de trabalho.

Especialistas apontam dicas para incentivar as crianças a ler:

  • Leia para os bebês desde o berço. No período da alfabetização, quando estiverem aprendendo a ler, leia com eles e ajude-os. Faça com que esse seja um momento prazeroso de interação entre pais e filhos
  • Crianças costumam copiar as ações dos pais. Leia perto deles, conte historinhas. Converse sobre o que está lendo
  • Passeios literários também são bons estímulos. Leve-os à bibliotecas, gabinetes de leituras, museus, exposições e peças de teatros baseadas em contos infantis. Locais onde eles possam ter acesso à escrita e a leitura
  • O ritmo da leitura não pode ser apressado. Reserve vários momentos para essa ação. Desperte maior interesse representando as histórias junto com elas ou peça para as crianças desenhar sobre o que estão lendo ou ouvindo

 Porém, não há como negar que o conteúdo dessas histórias precisa ser muito bem selecionado para que a influência seja positiva. E foi pensando na evangelização que foi criado um clube de leitura para crianças o Vem do Céu .O fundador do clube, Marcelo Espíndola, acredita que a leitura proporciona uma excelente oportunidade dos pais estarem com o filho e fortalecer os laços familiares.

Para quem não conhece o sistema, o clube funciona dessa foram: O interessado escolhe um tipo de plano e a criança recebe mensalmente uma linda embalagem personalizada com o nome dela, um ou dois livros (depende do plano escolhido) com assuntos muito envolventes e alta qualidade, baseados sempre na ética e fundamentos cristão. Os livros são selecionados pela equipe do clube, que leva em conta na hora da escolha a idade da criança. O Vem do Céu é destinado a crianças entre 3 e 11 anos.

Outra forma de incentivar seu filho para o reino de Deus é levá-los as Escolas Bíblicas de Férias. A Junta de Missões Mundiais desenvolve diversos conteúdos sobre o assunto, uma deles é a revista para Líderes de Crianças.

Fique atento no que seu filho vem lendo, utilize a leitura uma forma gostosa de falar do amor de Deus e ensiná-lo.

 

 

Receba novidades por e-mail!

Receba novidades por e-mail!

Seja o primeiro a saber das novidades de nosso site. Basta informar nome e email na caixa abaixo, clicar em OK e pronto!

Parabéns! A partir de agora você vai receber notícias do Radar Missionário no seu e-mail.

Share This